Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a intencao e o ato: o impacto da reforma do sistema de atencao hospitalar brasileiro na micropolitica dos hospitais de ensino.

Processo: 07/59539-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luiz Carlos de Oliveira Cecílio
Beneficiário:Luiz Carlos de Oliveira Cecílio
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hospitais de ensino  Administração hospitalar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contratualizacao | Gestao Hospitalar | Hospitais De Ensino | Micropolitica Em Saude

Resumo

O Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários e de Ensino (HUE), iniciado em 2003, é um dos principais programas da área hospitalar do SUS e foi formulado como estratégia de enfrentamento da crise generalizada do segmento, sendo concebido por iniciativa do governo federal com a participação de segmentos da sociedade civil organizada. No período de 2003 a 2007, foram certificados 143 estabelecimentos como HUE, pré-requisito para a realização da contratualização no âmbito do Programa, que visa direcionar a contratação dos serviços de saúde ofertados, seu financiamento, os mecanismos de acompanhamento e avaliação das atividades de atenção, gestão, ensino e de pesquisa, além de resgatar o papel dos hospitais de ensino na formação/capacitação de profissionais de saúde e o potencial de desenvolvimento de inovações tecnológicas na saúde. Até o momento (dezembro de 2007), 109 HUE celebraram a contratualização com o seu gestor, resultando em aporte de recursos financeiros para os HUE da ordem de R$ 326,2 milhões (12% de incremento em termos de recursos novos). O estudo pretende analisar o impacto desta política governamental no cotidiano de instituições hospitalares de ensino, procurando caracterizar o posicionamento dos diferentes atores institucionais e o protagonismo dos gestores locais do SUS na sua implementação, assim como as dificuldades na implementação dos instrumentos de contratualização. A investigação é uma avaliação de uma política pública, através de pesquisa qualitativa. Será realizado um estudo de caso em quatro HUE contratualizados. Serão entrevistados os diretores dos HUE, os gestores e outros atores envolvidos na contratualização do Hospital. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)