Busca avançada
Ano de início
Entree

Isoformas da adiponectina e doenca arterial coronariana do diabetes mellitus tipo 2.

Processo: 07/57953-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:André Fernandes Reis
Beneficiário:André Fernandes Reis
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adiponectina  Fatores de risco para doença cardiovascular  Genética  Diabetes mellitus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adiponectina | Diabetes Mellitus | Genetica | Ispformas Da Adiponectina | Risco Cardiovascular

Resumo

A relação patogênica entre a obesidade, a síndrome metabólica e o diabetes tipo 2 e complicações cardiovasculares é um dos temas mais estudados na atualidade. O intuito deste estudo é avaliar a adiponectina, molécula que pode ser a ligação entre estas patologias. A adiponectina, na circulação, apresenta-se em diferentes isoformas. Estudos anteriores analisaram a relação da adiponectina sérica total com obesidade, diabetes mellitus e doença cardiovascular, mas atualmente pouco sabemos da influencia das diferentes isoformas da adiponectina na determinação da sua ação. Portanto, iremos analisar os níveis séricos das diferentes isoformas da adiponectina em indivíduos que serão submetidos a coronarioangiografia para fins diagnósticos. Os indivíduos serão divididos em 4 grupos de 300 pessoas. Grupo 1: com coronariopatia e diabetes; grupo 2: com coronariopatia e sem diabetes; grupo 3: sem coronariopatia e com diabetes; grupo 4: sem coronariopatia e sem diabetes. Para a realização da dosagem de adiponectina e suas isoformas, será desenvolvido ensaio para adiponectina total e isoformas. Posteriormente, será feita a comparação, em uma amostra de pacientes, com o ensaio utilizado como gold standard na literatura. Será realizada a análise de dois polimorfismos da adiponectina para avaliar sua correlação com os níveis séricos de adiponectina e suas isoformas, além de sua associação com doença cardiovascular e diabetes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
R.A. SOUZA; C.M.R. ALVES; C.S.V. DE OLIVEIRA; A.F. REIS; A.C. CARVALHO. Circulating levels of adiponectin and extent of coronary artery disease in patients undergoing elective coronary angiography. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 51, n. 2, . (07/57953-9)