Busca avançada
Ano de início
Entree

Validade e confiabilidade de um novo metodo de avaliacao da dorsiflexao de tornozelo de individuos com paralisia cerebral.

Processo: 09/52145-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcelo Masruha Rodrigues
Beneficiário:Marcelo Masruha Rodrigues
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho de equipamento  Paralisia cerebral  Tornozelo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amplitude De Movimento | Desenho De Equipamento | Espasticidade | Paralisia Cerebral | Tornozelo

Resumo

Introdução: A espasticidade dos músculos do tríceps sural interfere de maneira importante na mobilidade do tornozelo e, conseqüentemente, na marcha de indivíduos com paralisia cerebral (PC). Os métodos de avaliação da amplitude de movimento articular comumente utilizados na prática clínica apresentam confiabilidade moderada a mim para essa população. O dinamômetro isocinético tem sido utilizado para medir o torque resistor produzido ao movimento passivo por ser preciso e confiável, entretanto é um instrumento caro e inviável a prática diária. Assim, o presente estudo se propõe a desenvolver e testar um dispositivo de custo reduzido e de fácil utilização. Objetivo: Validar o uso e verificar a confiabilidade de um dispositivo desenvolvido para mensurar a amplitude e o torque resistor ao movimento passivo de dorsiflexão de tornozelo de indivíduos com PC, comparando seus dados com os obtidos com dinamometria isocinética. Métodos: Será desenvolvido e testado um equipamento constituído por duas placas de acrílico dispostas perpendicularmente uma a outra, com um sistema de encoder entre elas para mensurar o ângulo articular e a velocidade de deslocamento do segmento, uma célula de carga para mensurar o torque resistor e um puxador. A avaliação isocinética no modo passivo será considerada o padrão-ouro. Serão avaliados em ambos os métodos, por dois examinadores independentes previamente treinados, 30 tornozelos de crianças e adolescentes com PC e pé eqüino espástico, em dois momentos com intervalo de três dias. Análise estatística: Após a descrição dos dados, a confiabilidade dos resultados obtidos pelos instrumentos estudados será determinada através do cálculo do coeficiente de correlação intraclasse (CCI). O teste t pareado e o teste t independente serão utilizados para avaliar a estabilidade das médias entre as sessões e entre os examinadores, respectivamente. A significância estatística será aceita quando p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA RIBEIRO, NILDO MANOEL; FERRAZ, DANIEL DOMINGUEZ; PEDREIRA, ERIKA; PINHEIRO, IGOR; DA SILVA PINTO, ANA CLAUDIA; NETO, MANSUETO GOMES; AGUIAR DOS SANTOS, LUAN RAFAEL; GUIMARAES POZZATO, MICHELE GEA; PINHO, RICARDO SILVA; MASRUHA, MARCELO RODRIGUES. Virtual rehabilitation via Nintendo Wii (R) and conventional physical therapy effectively treat post-stroke hemiparetic patients. Topics in Stroke Rehabilitation, v. 22, n. 4, p. 299-305, . (09/52145-7)