Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da relação entre polimorfismos de genes codificadores de FAS e Fas-L e o aborto espontâneo de repetição

Processo: 09/50236-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Rosiane Mattar
Beneficiário:Rosiane Mattar
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trofoblastos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aborto Recorrente | Fas | Fas-L | Morte Celular Programada | Polimorfismos De Genes | Trofoblasto

Resumo

O aborto espontâneo de repetição (AER) é definido como a perda consecutiva de três ou mais gestações, muitas vezes não tem sua etiologia definida. O sucesso da gestação depende da interação entre o blastocisto e o endométrio uterino. Dentre as adaptações fisiológicas que o trofoblasto sofre ao longo da gestação, destaca-se a ocorrência de morte celular programada e sua participação na placentação, bem como na homeostase entre o trofoblasto e o endométrio uterino. Desequilíbrios na modulação deste processo ocorrendo nas etapas iniciais da gestação podem contribuir para a perda gestacional. A morte celular programada pode ser desencadeada por receptores presentes na superfície celular, que são ativados em resposta ao acoplamento de ligantes específicos. Entre as moléculas envolvidas neste processo destaca-se o Fas e seu ligante Fas-L (Fas-ligante), que ao interagir promovem uma série de eventos irão culminar com a apoptose celular. A produção de Fas e Fas-L é controlada por gene que apresenta variantes polimórficas. Estes polimorfismos podem determinar alterações nos níveis de produção destas moléculas e podem estar associados ao risco de ocorrência de aborto. O objetivo deste estudo é avaliar a relação entre os polimorfismos de genes que codificam Fas (-670 G/A) e Fas-L (-844 C/T) e a suscetibilidade ao aborto espontâneo de repetição. Além disso, pretendemos realizar um estudo preliminar para determinar a expressão das moléculas Fas e Fas-L nestes casos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE BANZATO, PRISCILLA CHAMELETE; DAHER, SILVIA; TRAINA, EVELYN; TORLONI, MARIA REGINA; GUEUVOGHLANIAN-SILVA, BARBARA YASMIN; PUCCINI, RENATA FIORINI; TEZOTTO PENDELOSKI, KAREN PRISCILLA; MATTAR, ROSIANE. FAS and FAS-L Genotype and Expression in Patients With Recurrent Pregnancy Loss. REPRODUCTIVE SCIENCES, v. 20, n. 9, p. 1111-1115, . (09/50236-5)