Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo com pet-ct com fluordeoxiglicose-f18 e dosagens de il6, il8, il12, il18, tnf-alfa, mmp3 e mmp9 em pacientes com arterite de doenca

Processo: 08/54787-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Emilia Inoue Sato
Beneficiário:Emilia Inoue Sato
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arterite de Takayasu  Citocinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arterite De Takayasu | Atividade De Doenca | Citocinas | Pet Ct

Resumo

Não há na literatura consenso sobre parâmetros clínicos, laboratoriais ou de imagem que sejam confiáveis para a avaliação da atividade da arterite de Takayasu (AT) e que possam ser utilizados para sua orientação terapêutica. Baseado na fisiopatogenia da AT, estudos foram realizados com dosagens de algumas interleucinas e marcadores de destruição tecidual (MMP), com alguns resultados discordantes. Os poucos estudos de imagens utilizando o PET FDG-F 18 co-registrado com tomografia (CT) para avaliação da atividade da doença sugerem que este método parece ser promissor. O objetivo primário deste estudo será avaliar alterações do PET-CT FDG-F 18 e dosar níveis séricos de IL-6, IL8, IL-12, IL-18, TNF-alfa, MMP-3 e MMP-9 em pacientes com AT. Os objetivos secundários são: verificar se há associação entre alterações do PET-CT FDG-F18 com os critérios clínicos de atividade da doença; comparar os níveis séricos das citocinas IL-6, IL-8, IL-12, IL-18, TNF-alfa, MMP-3 e MMP-9 em pacientes com e sem atividade da doença e controles sadios; comparar os níveis séricos das citocinas IL-6, IL-8, IL-12, IL-18, TNF-alfa, MMP-3 e MMP-9 em pacientes com e sem alterações ao PET- CT FDG-F18. Pacientes e Métodos: O estudo será transversal. Serão convidados a participar do estudo todos os pacientes com AT acompanhados no ambulatório de vasculites da UNIFESP/EPM e em consultórios privados de colegas atuantes neste serviço. Os pacientes incluídos deverão preencher os critérios do ACR para classificação de AT, de 1990 e assinar termo de consentimento livre e esclarecido. Serão excluídos aqueles que apresentarem infecção ativa e gestantes. O grupo controle para os testes laboratoriais incluirá 40 indivíduos sadios, pareados para idade e sexo. Os pacientes serão submetidos a avaliações clínica e laboratoriais no Hospital São Paulo e o estudo de imagem (PET/CT com Fluordeoxiglicose - F18) será realizado pela equipe de imagenologia do Hospital A. C. Camargo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA JANES, ANNA LARISSA; CASTRO, MIRIAM FANG; DINIZ ARRAES, ANNE ELIZABETH; SAVIOLI, BRUNA; SATO, EMILIA INOUE; DE SOUZA, ALEXANDRE W. S.. A retrospective cohort study to assess PET-CT findings and clinical outcomes in Takayasu arteritis: does 18F-fluorodeoxyglucose uptake in arteries predict relapses?. RHEUMATOLOGY INTERNATIONAL, v. 40, n. 7, p. 1123-1131, . (08/54787-3)
ANNE E.D. ARRAES; ALEXANDRE W.S. DE SOUZA; HENRIQUE A. MARIZ; NEUSA P. SILVA; IVONE C.G. TORRES; PAULA N.V. PINTO; EDUARDO N.P. LIMA; EMILIA I. SATO. Tomografia por emissão de pósitrons com 18F-fluordesoxiglicose e citocinas séricas e metaloproteinases da matriz na avaliação da atividade da doença na arterite de Takayasu. REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, v. 56, n. 4, p. 299-308, . (08/54787-3)