Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo de acao da hidroclorotiazida sobre seu efeito na reabsorcao de agua pelo rim e efeito da carbamazepina na reabsorcao de agua pelo rim.

Processo: 07/59527-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Jose Barros Magaldi
Beneficiário:Antonio Jose Barros Magaldi
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidroclorotiazida  Carbamazepina  Hiponatremia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbamazepina | Diabete Insipido | Hac | Had | Hidroclorotiazida | Hiponatremia

Resumo

Projeto 1 - A Hidroclorotiazida(HCTZ) é um diurético inibidor do transportador Na-CI no túbulo distal inibndo a reabsorção de Na e CI neste segmento e produzindo um aumento do volume urinário. Este diurético é também utilizado em casos de Diabete Insípido, diminuindo avolume urinário através de um efeito chamado de "paradoxal". Sabe-se que a HCTZ tem uma ação própria em aumentar a reabsorção de água no Ducto Coletor Medular Interno (DCMI) por aumentar a permeabilidade à água neste segmento em ratos normais e da cepa Brattleboro- não produtores de HAD (Cesar KR, Am J Physiol 1999, 277: F756-F750) . No entanto, o mecanismo de ação intrínseco deste diurético neste efeito não está ainda bem determinado. Este projeto visa estudar este efeito diretamente nas células do DCMI perfundidos in vitro e estudar a expressão dos canais de água-Aquaporina 2- através da Biologia Molecular. Projeto 2- A Carbamazepina é um anticonvulsivante usado para tratar crises convulsivas e também usado para o tratamento da neuralgia do trigêmio e outras neuroalgias. Tem sido relatado casos de hiponatremia em pacientes que fazem uso desta droga, cuja origem tem sido atribuída a uma secreção inapropriada do HAD. Porém, o aumento dos níveis plasmáticos deste hormônio nunca foi descrito e existe a hipótese de a carbamazepina estar agindo diretamente no DCMI aumentando a sua permeabilidade 'a agua e promovendo um aumento da sua reabsorção, produzindo uma hiponatremia dilucional. Este projeto visa tentar elucidar o aparecimento desta hiponatremia, estudando o efeito da Carbamazepina diretamente nas células do DCMI perfundidos in vitro e também estudar a expressão da AQP2 nestes segmentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)