Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de características de interesse econômico utilizando marcadores microssatélites em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.)

Processo: 09/51183-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Alisson Fernando Chiorato
Beneficiário:Alisson Fernando Chiorato
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/12544-7 - Mapeamento de Características Quantitativas em feijoeiro, BP.TT
Assunto(s):Produção agrícola  Leguminosas de grão  Feijão 

Resumo

O feijoeiro é uma das leguminosas mais importantes tanto nacional quanto internacionalmente, e assim, é de vital importância que se avance no melhoramento da cultura. A produção brasileira de feijão na safra de 2007/2008, segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), foi de 3.338 milhões de toneladas em uma área de aproximadamente 4.087 milhões de hectares, distribuídos em todos os Estados brasileiros. No entanto, a média nacional de produtividade foi considerada baixa, sendo esta em torno de 817 kg/ha, mas constata-se uma produtividade. Devido à baixa produtividade agrícola atual, deve-se buscar alternativas para a obtenção de cultivares mais produtivas. Dentre os fatores que ocasionam o baixo rendimento estão o aparecimento de doenças e a baixa rusticidade a problemas climáticos. Uma estratégia para amenizar tais dificuldades é o mapeamento de caracteres de interesse e através de um mapa genético saturado. A utilização de uma população de mapeamento formada a partir de genitores contrastantes e avaliada em diferentes ambientes pode auxiliar na identificação de características importantes agronomicamente. Com isso, é possível localizar locos específicos de interesse, além de viabilizar a seleção assistida por marcadores moleculares. O presente projeto visa à utilização de marcadores moleculares do tipo microssatélites para o mapeamento de QTLs em feijoeiro para 13 características de interesse, durante dois anos agronômicos, utilizando para isto um mapa genético baseado em 380 linhagens puras recombinante derivadas do cruzamento IAC-UNAxCAL-143. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)