Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao das enzimas proteoliticas na saliva de pacientes portadores de doenca pulmonar obstrutiva cronica (dpoc) e suas correlacoes clinico-funcionais pelo indice bode.

Processo: 08/53688-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Carlos Alberto da Silva
Beneficiário:Carlos Alberto da Silva
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vila Maria. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/05682-4 - Padronização e desenvolvimento do protocolo de determinação da expressão e atividade de enzimas proteolíticas na saliva de pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e indivíduos saudáveis, BP.TT
Assunto(s):Enzimas proteolíticas  Doença pulmonar obstrutiva crônica  Avaliação terapêutica  Expressão gênica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Terapeutica | Dpoc | Enzimas Proteoliticas | Expressao Genica | Indice Bode

Resumo

A DPOC é geralmente causada pela inalação da fumaça de cigarro resultando alterações irreversíveis nas vias aéreas. Devido ao caráter sistêmico da DPOC, com comprometimento importante da capacidade funcional, é necessário que o paciente seja submetido a testes de exercício que auxiliem nos determinantes da incapacidade física como estratégia de avaliação da doença. Dentre os testes utilizados na avaliação dos pacientes portadores de DPOC podemos citar o índice BODE, que consiste na avaliação integrada de quatro parâmetros: massa corporal, avaliada pelo índice de massa corporal (IMC); obstrução ao fluxo aéreo, verificado pela espirometria; dispnéia, avaliada através da escala de dispnéia MRC; e a avaliação da capacidade ao exercício, através da distância percorrida no teste da caminhada dos seis minutos. Além dos testes clínicos de campo, há uma forte tendência na busca de estratégias alternativas de avaliação física em pacientes portadores de diferentes disfunções, com relação à identificação de biomarcadores específicos de doenças. Dessa forma, o estudo e a identificação de marcadores biológicos de doenças, protéicos ou peptídicos, que representem a avaliação de pacientes portadores de DPOC tornaram-se foco de estudo por grupos altamente capacitados nessa área de conhecimento. Desta forma, o presente projeto, avaliar os parâmetros enzimáticos e expressão de proteases na saliva de pacientes com DPOC em comparação aos indivíduos saudáveis e correlacionar com os parâmetros do índice BODE para verificar a viabilidade de utilizar a saliva como fonte de biomarcadores na DPOC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)