Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre a expressão de integrinas e de proteínas envolvidas em neoangiogênese em tumores colorretais e resposta ao tratamento com bevacizumabe

Processo: 10/07858-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima
Beneficiário:Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima
Instituição Sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Benedito Mauro Rossi ; Maria Dirlei Ferreira de Souza Begnami ; Tadeu Ferreira de Paiva Junior
Assunto(s):Neoplasias colorretais  Integrinas  Oncologia  Angiogênese 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angiogenese | Bevacizumabe | câncer colorretal | integrina | Oncologia

Resumo

O tratamento de pacientes com CCR avançado, que progridem após tratamento cirúrgico, ainda é um desafio na prática oncológica. Muitos pacientes com doença oligossintomática e bom estado geral requerem tratamento paliativo para controle de sintomas relacionados à doença e para o prolongamento da sobrevida (KOUROUSSIS et al. 2002).Em casos de CCR metastáticos tratados com quimioterapia, a combinação de terapias que incluem fluoropirimidinas e oxaliplatina ou irinotecano representa uma primeira abordagem razoável. Para pacientes que receberam irinotecano como primeira linha, o uso de esquema contendo oxaliplatina tem se mostrado eficaz como segunda linha (MEYERHARDT et al. 2006).A inibição da formação de novos vasos sanguíneos tem sido explorada como uma estratégia no controle da proliferação maligna e disseminação tumoral. O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado dirigido contra VEGF (do inglês "vascular endothelial growth factor") que tem sido avaliado em combinação com quimioterapia em pacientes com CCR metastático (revisado por WOLPIN et al. 2007).As integrinas são proteínas transmembrana heterodiméricas que podem mediar adesão celular, migração e proliferação. Após ativação, devido à interação com seus respectivos ligantes, as integrinas podem regular atividades celulares por meio de "cross-talk" com receptores de fatores de crescimento, incluindo receptores de VEGF, utilizando proteínas sinalizadoras comuns às duas vias (revisado por VLAHAKIS et al. 2007).Assim, este trabalho tem como objetivo correlacionar a expressão dos receptores VEGFR 1, 2 e 3, das integrinas ±1²1, ±1²2 e ±v²3, Dell4, Notch1 e de PlGF entre si e com resposta ao tratamento sistêmico com bevacizumabe em pacientes portadores de adenocarcinoma colorretal metastático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIVA, JR., TADEU FERREIRA; FONSECA DE JESUS, VICTOR HUGO; MARQUES, RAUL AMORIM; BALIEIRO ANASTACIO DA COSTA, ALEXANDRE ANDRE; DE MACEDO, MARIANA PETACCIA; PERESI, PATRICIA MARIA; DAMASCENA, ALINE; ROSSI, BENEDITO MAURO; BEGNAMI, MARIA DIRLEI; CORDEIRO DE LIMA, VLADMIR CLAUDIO. Angiogenesis-related protein expression in bevacizumab-treated metastatic colorectal cancer: NOTCH1 detrimental to overall survival. BMC CANCER, v. 15, . (10/07858-2)