Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de cimentos a partir de casca de arroz utilizando forno de microondas

Processo: 07/02820-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2008 - 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Flávio Aparecido Rodrigues
Beneficiário:Flávio Aparecido Rodrigues
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais de construção  Silicatos  Cascas de arroz  Cimento (construção civil)  Micro-ondas 

Resumo

Os dois principais componentes do cimento Portland são o silicato tricálcico (Ca3SiO5) e o silicato dicálcico (beta-Ca2SiO4). O silicato tricálcico é o componente majoritário e corresponde a aproximadamente 50% da massa do cimento Portland, enquanto o silicato dicálcico representa aproximadamente 20%. Cimentos com altos teores de beta-Ca2SiO4 apresentam grande interesse devido à possibilidade de redução no consumo de energia e matéria-prima em relação ao cimento comercial. Além do mais, estes cimentos podem apresentar ainda maior durabilidade, uma vez que sua hidratação gera quantidades menores de hidróxido de cálcio. Por outro lado, a casca de arroz é um material abundante no Brasil contendo aproximadamente 10-15% de sílica em sua estrutura. A queima controlada deste material permite a obtenção de sílica que apresenta alta reatividade. Em trabalhos anteriores foi desenvolvido um método, baseado em reações do estado sólido, cuja etapa final é o aquecimento dos reagentes à temperatura de 800°C, utilizando-se a cinza da casca de arroz como material de partida. O presente projeto trata da síntese de beta-Ca2SiO4 utilizando-se o forno de microondas convencional, em substituição ao método tradicional de síntese. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMANO, JONATAS S.; MIRANDA, MARIANE S.; OLIVEIRA, MEIRI B. R.; RODRIGUES, FLAVIO A. Biogenic cements and encapsulation of zinc. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 19, n. 11, p. 1224-1228, JUL 2011. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.