Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagem e pensamento em cena

Processo: 09/51687-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Maria Ogécia Drigo
Beneficiário:Maria Ogécia Drigo
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao Visual | Imagem | Pensamento | Representacao Mental | Representacao Visual

Resumo

A investigação tem como cenário o cotidiano permeado de imagens ou representações visuais - desenhos, pinturas, gravuras, fotografias e imagens cinematográficas, televisivas, holo e infográfícas -, que, de algum modo, vão compor nossas imagens ou representações mentais. Assim, o percurso metodológico da investigação tem como objetivos gerais: explicitar o papel das "representações visuais" no pensamento e argumentar sobre os prováveis motivos pelos quais se atribuem às imagens mentais um papel menor no pensamento. Os específicos são os seguintes: construir um pensamento crítico sobre o cenário mencionado; explicitar a relação entre pensamento e imagem; rever o processo perceptivo envolvendo representações visuais e explicitar as operações mentais vinculadas às formas visuais. Tal trajetória far-se-á com pensadores como Platão, Leibniz, Descartes, Hume e outros, notadamente nas suas idéias referentes às imagens mentais; em seguida, para montar o cenário - nosso ponto de partida - valer-se-á de Baudrillard, Virilio e Jameson, entre outros e, finalmente, da semiótica peirceana, especialmente da Lógica Crítica e da Lei da Mente, sem deixar de buscar assentamento para algumas dessas idéias em Damásio. A relevância desta investigação está no fato de se tentar resgatar o papel das imagens para o pensamento e, com isso, atenuar as especulações, as fantasias que se constroem em torno das imagens que invadem nosso olhar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)