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Processo de ensino e aprendizagem envolvendo raciocínio estatístico e probabilístico

Processo: 08/01171-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Saddo Ag Almouloud
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Formação continuada do professor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino-aprendizagem | formação de professores | raciocínio estocastico | tratamento de informações | Educação Matemática

Resumo

Os conteúdos relacionados ao bloco Tratamento de Informações (PCN, 1997) indicados como parte integrante do currículo da escola básica, ainda não possuem pesquisas suficientes. Pode-se, assim, perceber a necessidade de aprofundamento em pesquisas que abordem o enfoque experimental e, consequentemente, a associação entre conceitos estatístico, probabilístico e combinatório, para uma aprendizagem com significado. Os professores, em formação inicial e continuada, precisam ter acesso a novas estratégias de ensino e a abordagens diferenciadas dos conceitos de base dessa área do saber, a fim de ampliar o leque de conhecimentos, pois, só assim poderão ter opção sustentada para mudar sua prática docente. Assim por meio deste projeto buscar responder as seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito ao bloco Tratamento de Informações (estatística, probabilidades e combinatória)? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado? A pesquisa será realizada apoiando-se em alguns princípios da pesquisa-ação, pois, um de seus objetivos é ajudar os professores a refletir sobre os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos do bloco Tratamento de Informações, organizarem-se em comunidades dedicados a experiências formadoras para eles mesmos e para seus alunos. Será feito, inicialmente, um estudo diagnóstico das concepções de professores em exercício no Ensino Básico e de suas práticas; com os resultados obtidos, pretende-se que eles construam sequencias didáticas e as apliquem aos seus alunos, analisando os resultados obtidos. (AU)

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