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Processo de ensino e aprendizagem envolvendo raciocínio estatístico e probabilístico

Processo: 08/01171-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Saddo Ag Almouloud
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Formação continuada do professor 

Resumo

Os conteúdos relacionados ao bloco Tratamento de Informações (PCN, 1997) indicados como parte integrante do currículo da escola básica, ainda não possuem pesquisas suficientes. Pode-se, assim, perceber a necessidade de aprofundamento em pesquisas que abordem o enfoque experimental e, consequentemente, a associação entre conceitos estatístico, probabilístico e combinatório, para uma aprendizagem com significado. Os professores, em formação inicial e continuada, precisam ter acesso a novas estratégias de ensino e a abordagens diferenciadas dos conceitos de base dessa área do saber, a fim de ampliar o leque de conhecimentos, pois, só assim poderão ter opção sustentada para mudar sua prática docente. Assim por meio deste projeto buscar responder as seguintes questões: Quais fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem envolvendo o raciocínio estocástico? Quais fatores devem nortear a formação inicial e continuada dos professores no que diz respeito ao bloco Tratamento de Informações (estatística, probabilidades e combinatória)? Que contribuições para a formação dos conceitos relacionados ao Tratamento da Informação podem ser identificadas com o uso de ambiente informatizado? A pesquisa será realizada apoiando-se em alguns princípios da pesquisa-ação, pois, um de seus objetivos é ajudar os professores a refletir sobre os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos do bloco Tratamento de Informações, organizarem-se em comunidades dedicados a experiências formadoras para eles mesmos e para seus alunos. Será feito, inicialmente, um estudo diagnóstico das concepções de professores em exercício no Ensino Básico e de suas práticas; com os resultados obtidos, pretende-se que eles construam sequencias didáticas e as apliquem aos seus alunos, analisando os resultados obtidos. (AU)