Busca avançada
Ano de início
Entree

Sociologia da cinefilia: a mostra internacional de cinema de São Paulo e seu público

Processo: 10/11098-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marina Soler Jorge
Beneficiário:Marina Soler Jorge
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da arte  Cinema  Cinemas de arte  Público-alvo  São Paulo (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinefilia | Cinema de Arte | Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Sociologia da Arte | Sociologia da Arte

Resumo

Pretendemos empreender, a partir do exposto neste projeto, uma pesquisa qualitativa e quantitativa em uma amostra do público da 34º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a ser realizada entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro de 2010. A partir da análise das respostas obtidas esperamos ter acesso a informações relevantes a respeito de como um público específico do cinema -aquele que frequenta a Mostra de São Paulo - se relaciona com a obra cinematográfica e com o próprio evento cultural "Mostra de São Paulo". Temos como hipótese inicial que parte importante do público da Mostra manifesta um prazer em ir ao cinema de maneira que poderíamos considerá-lo como um público "cinéfilo". Essa hipótese se deve ao fato de que freqüentar a Mostra implica alguns transtornos como o deslocamento na cidade de São Paulo, alto preço dos ingressos e longas filas que desestimulam a presença do que poderíamos chamar de "público médio". Além disso, muitos dos filmes apresentados na Mostra circulam fora do circuito comercial e fazem parte do que se entende como um "cinema de arte", de maneira que tendem a ser mais vistos entre um público específico de cinema. O que pretendemos, portanto, com a pesquisa proposta é, a partir de questionários e entrevistas realizados e a partir da análise aprofundada das respostas obtidas, empreender o que podemos chamar de uma sociologia da cinefilia. Esperamos, da mesma forma, contribuir com a chamada teoria da recepção, na medida em que nossos resultados ajudem a compreender como determinado público - o cinéfilo - interpreta e se relaciona com a obra de arte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINA SOLER JORGE. O cinema e a imagem verdadeira. ARS (São Paulo), v. 11, n. 22, p. 98-121, . (10/11098-3)