Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do mir-100 na proliferacao, inducao da apoptose e instabilidade cromossomica em linhagens celulares de cancer de bexiga e prostata.

Processo: 10/51207-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Kátia Ramos Moreira Leite
Beneficiário:Kátia Ramos Moreira Leite
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata  Neoplasias da bexiga  MicroRNAs 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Bexiga | Cancer De Prostata | Microrna | Microrna 100

Resumo

A proposta deste estudo é analisar o papel do micro RNA 100 (miR-100) na proliferação, apoptose e instabilidade cromossômica em linhagens de câncer de bexiga e próstata através da exposição das culturas a miR-100 exógeno e inibição do mesmo com o uso de antagomir. Tipo de estudo: Experimental, exploratório. Título oficial: O papel do miR-100 na proliferação, indução da apoptose e instabilidade cromossômica em linhagens celulares de câncer de bexiga e próstata. Justificativa: O câncer de próstata é o sexto tipo de carcinoma mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de bexiga é a segunda neoplasia maligna mais comum do trato urogenital masculino e a segunda em causa de óbito entre os tumores genito-urinários. Micro RNA (miRNA) são uma classe de pequenas moléculas de RNA não codificantes de proteínas que agem como reguladores da expressão dos genes, incluindo o equilíbrio entre a proliferação, apoptose e diferenciação no desenvolvimento de órgãos e tecidos, com importante papel ainda nos processos de carcinogênese. Cada miRNA pode regular a expressão de vários genes alvos, e cada RNA mensageiro (RNAm) pode ser alvo de numerosos miRNA, o que demonstra a complexidade do seu papel no desenvolvimento e progressão das neoplasias. Nós previamente demonstramos uma alteração na expressão do miR-100 na progressão do câncer de próstata, e estudos adicionais demonstram que a superexpressão deste miRNA está relacionada a pior sobrevida livre de recidiva em pacientes com câncer de próstata pós-prostatectomia radical. O nosso objetivo é identificar o papel do miR-100 na proliferação, apoptose e instabilidade cromossômica em estudos in vitro usando linhagens celulares de câncer de próstata e bexiga através da exposição das culturas a miR-100 e aos antagonistas desse miRNA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS, DENIS R.; REIS, SABRINA T.; VIANA, NAYARA; PIANTINO, CAMILA BERFORT; MASSOCO, CRISTINA; MOURA, CAIO; DIP, NELSON; SILVA, IRAN A.; SROUGI, MIGUEL; LEITE, KATIA R. M.. The involvement of miR-100 in bladder urothelial carcinogenesis changing the expression levels of mRNA and proteins of genes related to cell proliferation, survival, apoptosis and chromosomal stability. CANCER CELL INTERNATIONAL, v. 14, . (10/51207-6)
KATIA R.M. LEITE; DENIS R. MORAIS; SABRINA T. REIS; NAYARA VIANA; CAIO MOURA; MANUEL GARCIA FLOREZ; IRAN A. SILVA; NELSON DIP; MIGUEL SROUGI. MicroRNA 100: a context dependent miRNA in prostate cancer. Clinics, v. 68, n. 6, p. 797-802, . (10/51207-6)