Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos micro rna 143 e 145 e seus genes alvo na fisiopatologia da hiperplasia benigna da prostata.

Processo: 10/50786-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Kátia Ramos Moreira Leite
Beneficiário:Kátia Ramos Moreira Leite
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiopatologia  MicroRNAs  Hiperplasia prostática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fisiopatologia | Hiperplasia Prostatica Benigna | Micro Rna

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar a expressão do miRNA-143 e dos seus genes-alvo ERK5 e KRAS, e do miRNA-145 e dos seus genes-alvo MAP3K3 e MAP4K4 em hiperplasia prostática benigna pela técnica da reação em cadeia da polimerase em tempo real quantitativa (qRT-PCR), tentando identificar o seu papel na fisiopatologia da doença. Justificativa: A hiperplasia prostática benigna (HPB) é a afecção mais comum da próstata e é o tumor benigno mais comum nos homens. MicroRNA (miRNA) são uma grande classe de pequenas moléculas de RNA não codificantes que agem como reguladores da expressão dos genes, incluindo o equilíbrio entre a proliferação e diferenciação durante a tumorigênese e o desenvolvimento dos órgãos. Eles regulam diversos processos biológicos e os estudos mostram que cada miRNA pode controlar vários genes alvos, o que demonstra o seu importante papel na fisiopatologia das doenças. Os miR-143 e o miR-145 têm papel fundamental na diferenciação e proliferação celular da musculatura lisae papéis semelhantes tem sido relatados para os seus genes alvo ERK5, KRAS, MAP3K3 e MAP4K4. Sendo assim, o presente trabalho busca avaliar a expressão do miR-143 e seus genes-alvo ERK5 e KRAS e do miR-145 e dos seus genes-alvo MAP3K3 e MAP4K4 em HPB. Pacientes: A casuística é composta de 20 pacientes com hiperplasia prostática benigna e o controle será representado por 2 amostras de zonas centrais de próstatas normais retiradas de doadores de órgãos. Método: Será utilizada a técnica de PCR em tempo real quantitativo (qRT-PCR) para identificação da expressão do miR-143 e seus genes-alvo ERK5 e KRAS e do miR-145 e dos seus genes-alvo MAP3K3 e MAP4K4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, NAYARA I.; REIS, SABRINA T.; DIP, NELSON G.; MORAIS, DENIS R.; MOURA, CAIO M.; SILVA, IRAN A.; KATZ, BETINA; SROUGI, MIGUEL; LEITE, KATIA R. M.; ANTUNES, ALBERTO A.. MicroRNAs 143 and 145 may be involved in benign prostatic hyperplasia pathogenesis through regulation of target genes and proteins. International Journal of Biological Markers, v. 29, n. 3, p. E246-E252, . (10/50786-2)