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Aprimoramento de uma metodologia de investigação de memória e emoção em amostra clínica

Processo: 10/11732-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Carmem Beatriz Neufeld
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:José Alexandre de Souza Crippa
Bolsa(s) vinculada(s):11/08946-5 - Estudo sobre as implicações da ansiedade social na performance da memória, BP.TT
Assunto(s):Transtornos mentais  Emoções  Testes neuropsicológicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emoção | Falsas Memórias | Transtornos mentais | Memória e Emoção

Resumo

O presente projeto constitui-se como uma continuidade de uma série de estudos realizados pela autora com foco em memória e emoção (Neufeld, Brust & Stein, 2008a; Neufeld, Brust & Stein, 2008b). Os resultados encontrados nestes estudos apontam que, ao contrário do que gostaríamos de acreditar, podemos ter lembranças distorcidas de eventos emocionalmente intensos experienciados ao longo da vida. Nessa direção, o presente estudo visa refinar o procedimento adaptado testando-o em uma população clínica. Para tanto, buscará comparar participantes adultos portadores de Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e participantes adultos sem esses sintomas, investigando o efeito da emoção na performance da memória, para um evento testemunhado. Para o desenvolvimento do trabalho serão utilizados como instrumentos um Material Alvo, uma Escala Subjetiva de Emoção e um Teste de Memória Auto-aplicativo. Além destes, será utilizado um aparelho de eletro condutância da pele para medir a resposta fisiológica emocional, durante a fase de apresentação do material alvo. O estudo contará com 120 participantes. Destes, 60 portadores de TAS e 60 indivíduos sem nenhum transtorno mental, sendo que metade de cada um destes grupos receberá a versão emocionalmente carregada do material alvo e a outra metade receberá a versão emocionalmente neutra. Após a apresentação do Material alvo será pedido aos participantes que preencham a Escala Subjetiva de Emoção, em seguida o participante será submetido a uma atividade de distração e então será aplicado o Teste de Memória. As informações coletadas serão armazenadas em um banco de dados elaborado especialmente para este fim e serão realizadas análises de Variância Uni e Multivariada. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMEM BEATRIZ NEUFELD; PRISCILA GOERGEN BRUST-RENCK; PRISCILA DE CAMARGO PALMA; JOSÉ ALEXANDRE DE SOUZA CRIPPA. Memory bias and personality characteristics in college students with social anxiety disorder. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 44, . (10/11732-4)
PALMA, PRISCILA DE CAMARGO; NEUFELD, CARMEM BEATRIZ; BRUST-RENCK, PRISCILA GOERGEN; FERREIRA ROSSETTO, CAROLINA PRATES; DE SOUZA CRIPPA, JOSE ALEXANDRE. False memories in social anxiety disorder. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 44, n. 5, p. 113-116, . (11/08946-5, 10/11732-4)