Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotípica e molecular de isolados do gênero Nocardia e proposição de algoritmo de identificação

Processo: 10/19122-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Erica Chimara Silva
Beneficiário:Erica Chimara Silva
Instituição Sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carlos Pelleschi Taborda ; Gil Benard ; Gilda Maria Barbaro Del Negro ; Lucilaine Ferrazoli
Assunto(s):Bacteriologia  Bactérias gram-positivas  Nocardia  Fenótipo  Técnicas moleculares  Identificação de bactérias  Algoritmos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:algoritmo | diagnóstico | Identificacao | Nocardia | Bacteriologia

Resumo

O gênero Nocardia é composto por bactérias gram-positivas, filamentosas, parcialmente álcool ácido resistentes (AAR), e que tem sua filogenia definida na sequência de genes 16S rRNA. A bioquímica e morfologia são inconclusivas para identificação das espécies, sendo necessária a análise molecular para confirmação de gênero e espécie. Devido ao aumento de pacientes imunocomprometidos e o advento da AIDS, este patógeno emerge como doença oportunista. O avanço das técnicas moleculares na identificação e diferenciação do gênero Nocardia spp entre os actinomicetos aeróbicos levou a uma revolução taxonômica, identificando 36 novas espécies. Este trabalho tem como objetivo realizar a identificação de 55 isolados de actinomicetos pertencentes à coleção da Micoteca do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e 25 isolados do Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose do Instituto Adolfo Lutz. Para a identificação destes isolados utilizaremos a avaliação morfológica, bioquímica, susceptibilidade a drogas "in vitro", além do uso da ferramenta molecular, utilizando-se o método PRA-hsp65. Um algoritmo de identificação específico para o gênero Nocardia será então elaborado a partir da avaliação de todas as técnicas empregadas na caracterização dos isolados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES MURICY, EDNA CLEIDE; LEMES, ROMILDA APARECIDA; BOMBARDA, SIDNEY; FERRAZOLI, LUCILAINE; CHIMARA, ERICA. Diferenciação de Nocardia spp. e Mycobacterium spp.: aspectos críticos para o diagnóstico bacteriológico. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 56, n. 5, p. 397-401, . (10/19122-0)