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Redes sociais na internet, mobile marketing e inclusão digital: um estudo baseado em atitudes do consumidor baixa renda

Processo: 10/51922-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Bacha
Beneficiário:Maria de Lourdes Bacha
Instituição Sede: Centro de Comunicação e Letras (CCL). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/07341-2 - Redes sociais na internet, mobile marketing e inclusão digital: um estudo baseado em atitudes do consumidor baixa renda, BP.TT
Assunto(s):Comportamento do consumidor  Internet  Redes sociais  Marketing  Dispositivos móveis  Telefonia móvel  Inclusão digital  População de baixa renda 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitudes | Consumidor Renda Baixa | Mobile Marketing | Redes Sociais Na Internet | Telefonia Movel

Resumo

Esse projeto é continuação de dois projetos anteriores apresentados e aprovados pela FAPESP: Telefonia móvel como fator de inclusão social: a influência das ações de marketing integrado de operadoras e fabricantes no comportamento de lazer dos consumidores das classes C D, E (2006) e celular e inclusão social: estudo baseado em atitudes do usuário de baixa renda (2009). É possível admitir que para a população de baixa renda pesquisada, o celular seja fator contributivo para a inclusão social, na medida em que facilita o adensamento da malha de relações comunicativas entre as pessoas, o que impulsiona o indivíduo para o exercício da cidadania ativa. E, quanto à atitude em relação ao celular, foi possível apontar a existência de segmentos nas classes C D E, com características bastante diferenciadas, que exigem comunicações e canais específicos para que o diálogo possa ser estabelecido. As principais justificativas para este estudo se referem à importância das redes sociais na Internet como instrumento de comunicação e socialização, às altas taxas de crescimento do mercado de telefonia móvel no país e também ao interesse crescente pelo comportamento do consumidor denominado baixa renda e à falta de trabalhos acadêmicos relacionados à baixa renda e redes sociais na Internet. Ainda que a telefonia celular, internet e redes sociais pareçam temas demasiadamente explorados pelas pesquisas, ainda assim têm emergido facetas para gerar intensas investigações das ciências sociais aplicadas, e, em especial, da comunicação, possibilitando rever o conceito de inclusão social e consequentemente a digital da renda baixa. (AU)

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