Busca avançada
Ano de início
Entree

Curcubiturilas como transportadores de colesterol em sistemas modelos de biomembranas

Processo: 11/00850-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Elisabete Darbello Zaniquelli
Beneficiário:Maria Elisabete Darbello Zaniquelli
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Grégoire Jean-François Demets
Bolsa(s) vinculada(s):11/11668-7 - Reologia superficial de monocamadas lipídicas e na presença de curcubiturilas, BP.TT
Assunto(s):Biomimética  Colesterol 

Resumo

Colesterol é essencial em diferentes processos bioquímicos, porém sua concentração elevada em nosso organismo pode causar problemas. Existe uma patologia pulmonar, a síndrome de distensão respiratória aguda (SDRA), que leva a elevados teores de colesterol. Esta está ligada ao sistema de tensoativos pulmonares (TP), que formam uma monocamada revestindo a superfície alveolar e cuja composição é complexa, contendo lipídeos e proteínas. Dentre os lipídios, dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC) é o que ocorre em maior quantidade. Palmitoil-oleilfosfatidilglicerol (POPG) é importante devido às propriedades mecânicas peculiares que confere à superfície, devido à sua insaturação. A principal função dos TP é a de propiciar uma diminuição da tensão superficial, evitando o colapso do alvéolo na expiração. Sabe-se que em um indivíduo não saudável, a taxa de colesterol no sistema de TP é consideravelmente alterada, daí a importância do estudo da interação de colesterol com sistemas modelos de biomembranas e a sua extração por diferentes compostos e que permitam seu transporte no organismo. Recentemente foi demonstrada a formação de compostos solúveis de colesterol com metil-b-ciclodextrina. Este projeto tem por objetivo estudar a interação de colesterol com cucurbiturilas, poli(glicolurilas), que são compostos cíclicos não tóxicos capazes de formar compostos de inclusão. O estudo desse tipo de interação será conduzido usando monocamadas de Langmuir como sistemas modelos para a membrana alveolar. Serão utilizadas monocamadas de DPPC e mistas com POPG, na presença de quantidades variáveis de colesterol, na ausência e presença das cucurbiturilas. Reologia Dilatacional de superfície, microscopia de fluorescência, além de isotermas superficiais serão as técnicas utilizadas para conduzir o estudo em interfaces líquidas. Espectroscopia na região do infravermelho, espalhamento dinâmico de luz, turbidimetria serão empregadas para experimentos que visam detectar formação de complexos no interior da solução. Eventualmente outras técnicas, tal como calorimetria poderá ser empregada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOVANI, CAMILA BUSSOLA; VENTRICI DE SOUZA, JOAO FRANCISCO; CAVALLINI, THIAGO DE SOUZA; DEMETS, GREGOIRE JEAN-FRANCOIS; ITO, AMANDO; BARIONI, MARINA BERARDI; PAZIN, WALLANCE MOREIRA; DARBELLO ZANIQUELLI, MARIA ELISABETE. Comparison between cucurbiturils and beta-cyclodextrin interactions with cholesterol molecules present in Langmuir monolayers used as a biomembrane model. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 111, p. 398-406, NOV 1 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.