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Avaliação das políticas de inclusão da Prefeitura Municipal de Campinas: um estudo da trajetória dos alunos da educação especial no ensino fundamental

Processo: 10/52651-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Shirley Silva
Beneficiário:Shirley Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/12727-2 - Avaliação das políticas de inclusão da Prefeitura Municipal de Campinas - Um estudo da trajetória dos alunos da educação especial no ensino fundamental., BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Política educacional  Ensino fundamental  Escola pública  Pessoas com deficiência  Campinas (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio Especializado | Direito A Educacao | Educacao Especial | Ensino Fundamental | Politica Educacional | Trajetoria Escolar

Resumo

Esta pesquisa constitui-se, basicamente, de um estudo exploratório, envolvendo as 39 escolas de ensino fundamental na rede municipal de ensino - da Cidade de Campinas/SP, procurando verificar se a matrícula na rede comum de ensino às pessoas com "necessidades educacionais especiais" garante a mesma permanência e terminalidade que aos outros alunos. O estudo tomará referência as matrículas nas 1ª séries realizadas no ano de 1998, envolverá a realização de estudo documental e bibliográfico, o levantamento de dados quantitativos e qualitativos do acesso e permanência dos alunos com "necessidades educacionais especiais" nas unidades de ensino fundamental, por meio de documentos das próprias unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, que serão relacionados com indicadores educacionais estaduais e nacionais produzidos pelo INEP/MEC, IBGE, IPEA e Fundação SEADE. Deste modo pretende-se analisar a implementação da política de educação especial no ensino fundamental, nesta rede de ensino, procurando indicar, ainda, se estes indicadores implicaram em políticas de intervenção político-pedagógicas que atenderam às necessidades dos alunos e alunas com "necessidades educacionais especiais" e as da própria escola. (AU)

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