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Processo de trabalho e perfil docente em enfermagem em instituições de ensino superior do estado de São Paulo

Processo: 11/00306-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Amélia de Campos Oliveira
Beneficiário:Maria Amélia de Campos Oliveira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Valéria Marli Leonello
Bolsa(s) vinculada(s):11/13039-7 - Processo de trabalho e perfil docente em enfermagem em instituições de ensino superior do estado de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública  Ensino superior  Professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Docentes de Enfermagem | Educação Superior | Processo de Trabalho | ensino de enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório quanti-qualitativo que toma como objeto o processo de trabalho e o perfil docente em enfermagem nos diferentes contextos institucionais de ensino superior(IES) no Estado de São Paulo. Tem com objetivo geral descrever e analisar os principais aspectos relacionados ao contexto institucional, perfil e processo de trabalho docente em Enfermagem em IES que oferecem cursos de Enfermagem do Estado de São Paulo. Utiliza como marco teórico-metodológico o Materialismo Histórico e Dialético (MHD), tendo em vista sua contribuição para investigação e intervenção em Enfermagem, ao considerar os fenômenos sociais como parte da realidade. A categoria analítica é o processo de trabalho docente, ancorado nas concepções de trabalho em saúde e processo de trabalho postulados por Mendes-Gonçalves (1994). Para consecução do objetivo proposto, a pesquisa será dividida em três grandes etapas, a saber: identificação e classificação dos contextos institucionais das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Enfermagem no estado de São Paulo; identificação e análise do perfil docente de enfermagem de IES que oferecem cursos de Enfermagem no estado de São Paulo; identificação e análise do processo de trabalho docente de enfermagem de IES que oferecem cursos de Enfermagem no estado de São Paulo; Espera-se com o estudo compreender os efeitos da diversificação das IES no perfil e processo de trabalho do professor de Enfermagem e contribuir para discussão acerca do processo de trabalho docente, profissional responsável pela formação inicial de enfermeiras e enfermeiros em todo o país. (AU)

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