Busca avançada
Ano de início
Entree

A inclusão de aprendizes com deficiências visuais nas aulas de matemática: o caso de geometria

Processo: 04/15109-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Siobhan Victoria Healy
Beneficiário:Siobhan Victoria Healy
Instituição Sede: Centro das Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Transtornos da visão  Educação matemática  Geometria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Especial | Educacao Matematica | Investigacao Co-Generativa | Sistemas De Mediacao

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar os processos envolvidos no ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos por aprendizes sem acuidade visual dentro dos padrões normais. Visa dar subsídios a professores de Matemática que trabalham com classes de inclusão. A pesquisa será desenvolvida num processo colaborativo entre pesquisadores e professores de uma escola estadual. Este grupo irá primeiramente levantar as práticas pedagógicas atuais adotadas em relação aos educandos com deficiências visuais e, posteriormente, elaborar e avaliar novas formas de interagir com esses aprendizes na aula de Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEALY, LULU; KYNIGOS, CHRONIS. Charting the microworld territory over time: design and construction in mathematics education. ZDM-MATHEMATICS EDUCATION, v. 42, n. 1, p. 14-pg., . (05/60655-4, 04/15109-9)