Busca avançada
Ano de início
Entree

Do projeto coletivo da escola à sala de aula: analisando processos de desenvolvimento profissional de professoras das séries iniciais do ensino fundamental

Processo: 00/09455-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Beneficiário:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Capacitação de professores  Formação de professores  Desenvolvimento profissional  Ensino fundamental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Profissional | Desenvolvimento Profissional | Pensamento Do Professor | Pesquisa Colaborativa

Resumo

A partir de um projeto coletivo elaborado pela escola, essa pesquisa procura obter resposta às seguintes questões: Como professoras das séries iniciais do ensino fundamental 'traduzem' um projeto de trabalho construído coletivamente via colaboração / parceria universidade - escola de ensino fundamental? Como essa 'tradução' contempla à base de conhecimento entendida em dois níveis: explicitação dos conteúdos e projeto individual de desenvolvimento profissional; Como percebem o impacto de tais projetos em suas práticas pedagógicas? Que contribuições essas diferentes 'traduções' individuais podem ter sobre a escola enquanto comunidade de aprendizagem? Apóia-se teoricamente em estudos sobre pensamento do professor, reflexão como orientação conceitual e escola como organização que aprende. Adota abordagem construtivo-colaborativa na construção de estratégias de investigação e de promoção de processos de desenvolvimento profissional de 23 professoras tendo, como diretrizes metodológicas, as experiências de ensino e aprendizagem, o grupo como ferramenta interpretativa e colaboração, conhecimento acadêmico e conhecimento prático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)