Busca avançada
Ano de início
Entree

Atualização de currículos de física do ensino médio nas escolas públicas estaduais: a transposição das teorias científicas modernas e contemporâneas para a sala de aula

Processo: 03/00146-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Física moderna  Ensino público  Ensino médio  Ensino e aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fisica Moderna | Melhoria Do Ensino

Resumo

O projeto visa a atualização curricular e a melhoria da qualidade do ensino de física, no ensino médio de escolas públicas estaduais, através da introdução de conteúdo das modernas teorias científicas. Serão utilizados como recursos instrucionais, diversificadas metodologias, elementos e estratégias baseadas nas teorias construtivistas, com ênfase para epistemologia e história da ciência, o uso de analogias, os recursos de realidade virtual. A verificação do desenvolvimento dos alunos e a efetiva melhoria alcançada será obtida através da análise e avaliação sobre: momentos reflexivos periódicos, tanto para os alunos como para os professores; questões abertas de verificação de aprendizagem; análise de gravações de aula em fitas de áudio e vídeo. O projeto atingira diretamente 1400 alunos, em 6 escolas e 4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)