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Alfabetização inclusiva: a melhoria da qualidade do ensino público

Processo: 05/56967-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Jair Militão da Silva
Beneficiário:Jair Militão da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização  Ensino  Letramento  Escolas  Ensino público 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Ensino | Escola | Inclusao | Letramento | Processo

Resumo

A melhoria da qualidade do ensino público é um tema que vem ocupando cada vez mais espaço entre os educadores e responsáveis pela organização dos sistemas educacionais. Na Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo a discussão sobre a melhoria da qualidade do ensino está relacionada a alfabetização. Para pensar o trabalho de alfabetização temos que pensar todas as experiências que a escola oferece para o aluno, isto é, aquilo que constitui o currículo que é o cerne do processo pedagógico. Nesse sentido, pretendemos entender até que ponto as relações que a criança estabelece, no pátio, nos corredores, no trajeto de casa para a escola, nos momentos de espera para entrar na escola, etc, contribuem para o processo de inclusão da criança na cultura e que é um dos objetos de nossa pesquisa. Pretendemos, também, descrever as práticas alfabetizadoras da escola. A relevância deste projeto é desfocar o olhar da figura do excluído e voltá-lo para os mecanismos de exclusão instituídos na dinâmica das organizações educativas. (AU)

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