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CD-ROM como ferramenta de educação continuada a distância de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita

Processo: 10/08668-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Thaís dos Santos Gonçalves
Bolsa(s) vinculada(s):11/03755-7 - CD-ROM como ferramenta de educação continuada à distância de professores de ensino fundamental quanto aos distúrbios da linguagem escrita, BP.EP
Assunto(s):Educação a distância  Educação continuada  Linguagem escrita  Professores  Aprendizagem  Transtornos da linguagem  Material didático  CD-ROM 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Educação a Distância | Fonoaudiologia | formação continuada | Linguagem escrita | Professores | Linguagem Escrita

Resumo

Os professores inseridos no ensino fundamental precisam estar preparados para lidar com alunos que possuem dificuldade na aprendizagem da linguagem escrita, e, no entanto, é reduzido número de instituições que oferecem cursos para aprimorar esses conhecimentos, e ainda, os professores possuem pouca flexibilidade de tempo se atualizar, e, portanto, a educação a distância pode ser uma importante ferramenta para superar tais dificuldades. Objetivos: orientar professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita, por meio da elaboração e aplicação de um CD ROM; avaliar o material quanto à sua apresentação (layout, recursos de navegação, imagens, tempo de apresentação, clareza do texto) e analisar se o material contribuiu para o aprendizado do professor. Metodologia: A casuística será constituída por 30 professores do ensino fundamental da rede pública da cidade de Bauru. Será entregue um CD-ROM para cada professor, o qual terá o prazo de 30 dias para estudar o conteúdo. O CD-ROM será avaliado por meio da aplicação de dois questionários (um referente aos aspectos técnicos do material, e o outro, referente ao conteúdo). O primeiro questionário será aplicado após o período de estudo, e o segundo questionário será aplicado antes e após o estudo do CD-ROM. Os resultados serão analisados e as respostas obtidas no questionário serão comparadas nas situações pré e pós-teste, sendo analisada a partir de tratamento estatístico, utilizando-se o teste de Wilcoxon, adotando-se o nível de significância de 5%, a fim de se verificar a efetividade do programa de ensino proposto. (AU)

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