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Práticas interpretativas e métodos de ensino para piano (1750-1840): uma abordagem histórica e estética (fase 1 - do clavicórdio ao pianoforte)

Processo: 10/19023-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mário Rodrigues Videira Junior
Beneficiário:Mário Rodrigues Videira Junior
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da música  Métodos de ensino  Piano  Estética da música 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estética Musical | história da música | Tratadística | Estética Musical

Resumo

Partindo da análise de alguns tratados e métodos para o ensino do piano publicados entre 1750-1840 (sobretudo dos textos de autores como C. P. E. Bach, Marpurg, Türk, Clementi e Czerny) o presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as práticas interpretativas vigentes nesse período, assim como o modo pelo qual a mesma se articula com o pensamento estético da época. Por fim, pretende-se realizar uma tradução anotada e comentada de trechos escolhidos dos tratados desses três últimos autores (ainda não disponíveis em língua portuguesa), de forma a contribuir também para os atuais debates em torno das chamadas interpretações historicamente orientadas no Brasil. (AU)

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