Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do tratamento com prebiótico no trato digestório e sistema imune inespecífico da truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss, Walbaum, 1972)

Processo: 11/50540-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Roberto Machado Cunha da Silva
Beneficiário:José Roberto Machado Cunha da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Piscicultura  Manejo animal  Homeostase  Doenças dos animais  Sistema imune  Prebióticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atioxidantes | Fagocitose | Flavonoides | Imunoestimulantes | Polifenois | Truta Arco-Iris

Resumo

A ocorrência de doenças na piscicultura é conseqüência de diversos fatores envolvidos nos métodos zootécnicos de criação e variações nas condições ambientais. Mudanças das condições adequadas da concentração de oxigênio dissolvido, pH, temperatura, salinidade, amônia e CO2, a presença de poluentes e o manejo zootécnico que envolve elevada densidade populacional, captura e transporte, fazem parte da ampla variedade de situações capazes de induzir estresse em peixes. O estresse pode afetar a homeostase, tornando os animais mais suscetíveis a potenciais organismos patogênicos. Os antibióticos são comumente utilizados no controle das enfermidades bacterianas. Porém, o seu uso inapropriado pode provocar a seleção de algumas cepas patogênicas resistentes, além de ser fonte de poluição ambiental. Diante deste problema, uma alternativa é o uso dos prebióticos, na prevenção de doenças. Prebióticos não são hidrolisados ou absorvidos na parte superior do trato gastrointestinal, e são substratos seletivos para bactérias comensais benéficas do cólon, sendo capaz de alterar a microbiota intestinal favorável e induzir a efeitos benéficos intestinais ou sistêmicos, melhorando a saúde do hospedeiro. Os peixes possuem mecanismos de defesa não específicos e específicos. Os mecanismos não específicos são a primeira linha de defesa, representados basicamente pela inflamação local cuja principal característica é o acúmulo de leucócitos no tecido invadido. Assim o organismo tenta eliminar o agente agressor pela fagocitose e/ou secreção de enzimas líticas ou circunscrevê-lo por meio de barreira de leucócitos e tecido conectivo. Devido o mecanismo de ação dos prebióticos ser pouco elucidado, o objetivo desse estudo é avaliar seus efeitos no trato digestório e sistema imune inespecífico da truta arco-íris. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)