Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de marcadores moleculares ligados a genes de resistência à raça 1 de oídio (Sphaerotheca fuliginea) e ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia, em melão (Cucumis melo)

Processo: 02/09915-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Aranha Camargo
Beneficiário:Luis Eduardo Aranha Camargo
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Empresa: Sakata Seed Sudamerica Ltda
Município: Piracicaba
Assunto(s):Marcador molecular  Genes  Melhoramento genético 

Resumo

Dentre as metodologias utilizadas para a identificação de marcadores moleculares ligados a genes de interesse (no caso, resistência a patógenos), a análise comparativa de linhagens quase isogênicas, que diferem entre si apenas pela presença ou ausência de genes específicos, é uma das mais eficazes. Duas linhagens quase isogênicas de melão, AF-426 (P1) e AF-2196 (P2), contrastantes para ausência e presença, respectivamente, de alelos de resistência a Oídio e PRSV-W, serão comparadas por análise Rapo (Random Amplified Polymorphic DNA) e AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism). Essas linhagens, por sua vez, serão comparadas com AF-125 (P3), a linhagem doadora dos alelos de resistência. Marcadores presentes na linhagem convertida resistente P2 e na linhagem doadora P3 e ausentes na linhagem recorrente suscetível P1 serão considerados potencialmente ligados aos genes de resistência em questão. A ligação entre esses marcadores candidatos e os genes de resistência será confirmada utilizando-se uma população oriunda do retrocruzamento (P2 x P1) x P1, que será avaliada para resistência aos dois patógenos, em experimentos distintos conduzidos em casa de vegetação. Havendo ligação próxima entre marcador e gene(s) de resistência, o objetivo final será sequenciar os marcadores ligados e transformá-los em marcadores tipo Scar (Sequence Characterized Amplified Region), visando à sua utilização em programas de melhoramento genético para resistência assistidos por marcadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA‚ APM; CAMARGO‚ LEA. A molecular marker linked to the Prv1 gene that confers resistance to Papaya ringspot virus-type W in melon. PLANT BREEDING, v. 125, n. 2, p. 187-190, . (02/09915-7)