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Sonolência e desempenho no trabalho realizado em horários irregulares

Processo: 98/13053-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Claudia Roberta de Castro Moreno
Beneficiário:Claudia Roberta de Castro Moreno
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):01/00182-4 - Variação sazonal do consumo alimentar de trabalhadores em turnos, BP.MS
00/10391-7 - Sonolência no trabalho realizado em horário irregular, BP.TT
00/10560-3 - Sonolência no trabalho realizado em horário irregular, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 99/07027-2 - Consumo alimentar de motoristas de caminhao submetidos a horarios irregulares de trabalho., BP.IC
99/07026-6 - Consumo de substancias estimulantes e depressoras do sistema nervoso por trabalhadores em horarios irregulares de trabalho., BP.IC
99/00033-7 - Sonolência e desempenho no trabalho realizado em horários irregulares, BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Sono  Privação de sono  Desempenho psicomotor  Cronobiologia  Transtornos do sono do ritmo circadiano  Ritmos biológicos  Trabalho em turnos  Saúde do trabalhador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cronobiologia | Desempenho | Ritmos Biologicos | Saude Do Trabalho | Sono | Trabalho Em Turnos
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_601_391_392.pdf

Resumo

Esquemas de trabalho que incluam o trabalho noturno alteram a organização dos horários de sono e vigília de trabalhadores. Muitos trabalhadores sofrem de privação crônica de sono e têm grande dificuldade em tolerar esta situação. Um dos maiores problemas é decorrente da tentativa de inversão de seus horários de dormir e acordar, exigência dos horários de trabalho (o indivíduo passa a dormir durante o dia e a ficar desperto à noite). Por este motivo, pode-se dizer que as estratégias individuais relacionadas aos hábitos de sono são essenciais para permitir a adaptação ao trabalho realizado em horários não usuais. A investigação da fragmentação do sono como estratégia de adaptação ao trabalho noturno foi o objetivo da tese de doutorado de Moreno (1998). A premissa que norteou esta tese foi a de que existiria uma propensão endógena em adormecer que possibilitaria a realização de mais de um episódio de sono em determinadas situações como as que ocorrem durante débitos de sono, por exemplo. Os resultados desta tese sugerem que a fragmentação do sono ocorre em casos em que há débitos de sono atuando em conjunto com fatores sociais que impeçam ou dificultem a realização de um único episódio de sono. Como reflexo destes fatores, alguns indivíduos têm facilidade em fragmentar seu sono e, neste caso, a fragmentação atuaria como um mecanismo adaptativo ás alterações impostas pelos horários de trabalho a estes indivíduos. Outros, no entanto, têm dificuldade em fragmentar seu sono, evidenciando a importância das diferenças interindividuais com relação a estratégias de adaptação adotadas. Neste projeto, será investigada a fragmentação do sono e sua atuação como estratégia de adaptação ao trabalho em uma categoria profissional, motoristas de caminhão. A escolha desta categoria profissional justifica-se pelo grande número de acidentes que vêm ocorrendo nas estradas, nos últimos anos, devido a jornadas impraticáveis impostas a estes trabalhadores, que os levam a dirigir sem o suficiente descanso prévio. A partir do conhecimento da organização dos episódios de sono destes trabalhadores, assim como dos episódios de sonolência será possível determinar a possível relação existente entre sonolência e organização do sono para cada um deles. Dentro deste contexto, o principal objetivo deste projeto é conhecer os padrões de sono necessários para manter um aceitável desempenho entre motoristas de caminhão. A partir do conhecimento das necessidades de sono dos trabalhadores serão propostas modificações na escala de trabalho dos mesmos, que atendam estas necessidades. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO‚ CRC; CARVALHO‚ FA; LORENZI‚ C.; MATUZAKI‚ LS; PREZOTTI‚ S.; BIGHETTI‚ P.; LOUZADA‚ FM; LORENZI-FILHO‚ G.. High risk for obstructive sleep apnea in truck drivers estimated by the Berlin questionnaire: prevalence and associated factors. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 21, n. 6, p. 871-879, . (98/13053-3)
MORENO‚ CRC; LOUZADA‚ FM; TEIXEIRA‚ LR; BORGES‚ F.; LORENZI-FILHO‚ G.. Short sleep is associated with obesity among truck drivers. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 23, n. 6, p. 1295-1303, . (98/13053-3)
PASQUA‚ IC; MORENO‚ CRC. The nutritional status and eating habits of shift workers: a chronobiological approach. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 21, n. 6, p. 949-960, . (98/13053-3, 01/00182-4)
MORENO‚ CRC; MATUZAKI‚ L.; CARVALHO‚ F.; ALVES‚ R.; PASQUA‚ I.; LORENZI-FILHO‚ G.. Truck drivers sleep-wake time arrangements. Biological Rhythm Research, v. 34, n. 2, p. 137-143, . (99/07418-1, 98/13053-3, 99/00033-7, 00/10560-3, 00/10391-7)