Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura dos braços espirais da galáxia

Resumo

A estrutura espiral da galáxia vem sendo estudada há várias décadas, com o uso de traçadores eficientes inclusive aglomerados abertos (Janes et al., 1988, Chen et aI., 2003). No entanto há uma série de questões referentes à estrutura espiral que ainda não foram respondidas de forma satisfatória, como por exemplo: onde estão os principais braços, qual a velocidade de rotação dos braços espirais, se a velocidade de rotação de cada braço espiral é a mesma, qual a dimensão e orientação do "warp", qual a dependência da taxa de formação estelar nos braços em função da distância ao centro, etc. Nesse projeto pretendemos realizar os possíveis estudos sobre a estrutura da galáxia a partir de uma base de dados constituída por centenas aglomerados abertos (Dias et aI., 2002, disponível em http://www.astro.iag.usp.br/~wilton), uma vez que esses objetos jovens são bons traçadores da estrutura espiral. Como resultado nosso grupo tem a expectativa de propor algumas respostas para as questões lembradas acima além de apresentar uma contribuição significativa ao número de aglomerados abertos cujos parâmetros fundamentais e cinemáticos são conhecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS‚ WS; ASSAFIN‚ M.; FLÓRIO‚ V.; ALESSI‚ BS; LÍBERO‚ V.. Proper motion determination of open clusters based on the UCAC2 catalogue. Astronomy & Astrophysics, v. 446, n. 3, p. 949-953, . (03/12813-4, 04/07919-0)