Busca avançada
Ano de início
Entree

Dos desgostos provenientes do cativeiro: uma história da psicopatologia dos escravos brasileiros no Século XIX

Resumo

Este projeto de pesquisa visa estudar a história da psicopatologia dos escravos brasileiros no século XIX. Por psicopatologia se compreende o conjunto de registros sobre os sofrimentos ou adoecimentos anímicos manifestados pelos cativos e assim entendidos pelos seus observadores. Neste sentido, objetiva-se pesquisar as descrições de quadros psicopatológicos como o banzo, do fenômeno do suicídio entre escravos, a construção do discurso médico sobre o psicopatológico nos cativos e as práticas de cura psíquica buscadas pelos africanos e seus descendentes. Pretende-se, através da análise crítica de documentos de variadas origens, contribuir para esclarecer as bases históricas de importantes conceitos psicopatológicos, cuja construção se inter-relaciona, mais amplamente, aos elementos sociais, culturais e científicos envolvidos no processo de definição da identidade nacional brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA MARIA GALDINI RAIMUNDO ODA. Escravidão e nostalgia no Brasil: o banzo. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 11, n. 4, p. 735-761, . (04/00442-4)
ODA‚ A.M.G.R.. O banzo e outros males: o páthos dos negros escravos na Memória de Oliveira Mendes. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, n. 2, p. 346-361, . (04/00442-4)
ANA MARIA GALDINI RAIMUNDO ODA. Da enfermidade chamada banzo: excertos de Sigaud e de von Martius (1844). Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 11, n. 4, p. 762-778, . (04/00442-4)