Busca avançada
Ano de início
Entree

Economia política da intervenção urbana: arrecadação, renovação e política partidária

Processo: 04/03327-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Ciro Biderman
Beneficiário:Ciro Biderman
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia política  Renovação urbana  Relações interpessoais  Políticas públicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concentracao Regional | Convergencia | Economia Urbana | Interacoes Sociais | Politicas Publicas Locais | Renovacao Urbana
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_369_261_261.pdf

Resumo

Esta pesquisa procura analisar do ponto de vista econômico aspectos fundamentais das políticas públicas dos governos municipais brasileiros: arrecadação própria, renovação urbana e a relação entre os recursos recebidos pelos municípios e as eleições de deputados. Estes aspectos foram pouco tratados na literatura econômica brasileira e esta pesquisa pretende preencher esta lacuna. Com isto pretende-se criar na FGV-SP um braço do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) procurando avaliar políticas públicas sob uma perspectiva distinta das demais pesquisas atualmente em curso no CEM. Há dois grandes objetivos: compreender o impacto da intervenção urbana e utilizar a intervenção urbana como um laboratório para compreender como os indivíduos respondem a mudanças na economia e no ambiente urbano. Os blocos pretendem analisar especificamente a concentração do emprego e da renda entre as regiões metropolitanas; o impacto da intervenção na distribuição espacial do emprego e da renda dentro da zona metropolitana; aspectos do zoneamento e da política fiscal local; a economia política dos gastos locais e; montar um modelo de equilíbrio geral computável para análise de intervenções urbanas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANI‚ P.C.; BIDERMAN‚ C.. The evolution of the returns to education and wage differentials in Brazil: a quantile approach. APPLIED ECONOMICS, v. 41, n. 11, p. 1453-1460, . (04/03327-1)