Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestao educacional no contexto da territorializacao.

Processo: 07/01827-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Ismael Bravo
Beneficiário:Ismael Bravo
Instituição Sede: Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação (IPQEX). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional  Espaço geográfico  Crescimento urbano 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Área de Transição | crescimento urbano | Espaço Geográfico | Gestão Educacional | Migração Rural Urbana | periferia e conurbação | Políticas Educacionais | Gestão, Poltíticas Públicas e Planejamento

Resumo

Este trabalho visa a desvelar, dentro dos diferentes níveis de ensino das unidades escolares localizadas em áreas de transição na região metropolitana, o modo como os aspectos que integram os domínios socioeconômicos poderão beneficiar a formulação e a execução de políticas públicas para uma gestão educacional integrada em região metropolitana. A produção e a sistematização do conhecimento de áreas de transição são relevantes para a definição e implementação de políticas educacionais, com significativa importância social, ao serem adotadas por instituições e/ou organizações responsáveis por sua execução. Este estudo permitiu constatar que a consideração exclusiva dos aspectos socioeconômicos dos meios urbanos e rurais é insuficiente para caracterizar as experiências sociais, culturais e econômicas dos alunos de unidades escolares em áreas de transição, na medida em que elementos de periferia ou mesmo de conurbação são relevantes no caso. A fim de investigar os problemas levantados por este trabalho e responder a eles, bem como aos objetivos nele propostos, torna-se necessário o auxílio de outra ciência para a explicação de fatos que informarão a problemática própria de uma área geográfica. O enfoque será posto num trabalho contextualizado com base em determinado referencial teórico, consubstanciado na bibliografia fundamental mediante abordagens descritivo-analíticas do objeto investigado. Assim, disponibilizam-se às políticas públicas da região fundamentos de novos elementos para a elaboração de uma gestão integrada com a finalidade de atender às premências educacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)