Busca avançada
Ano de início
Entree

Detergentes da série ASB: micelização e solubilização de membranas de eritrócito humanas (ASB detergents: micelle formation and solubilization of human erythrocyte membranes)

Processo: 08/04446-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Eneida de Paula
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas da membrana  Tensoativos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aminosulfobetaines | electron paramagnetic resonance | eythrocyte membranes | hemolysis | surfactants | proteínas de membrana

Resumo

O entendimento do processo de solubilização, bem como a escolha de bons agentes solubilizadores são desafios atuais da pesquisa bioquímica. Nós reportamos aqui resultados da interação dos novos detergentes lineares ASB-14 e ASB-16 (alquilamidopropildimetilamoniopropanosulfonatos) com membranas de eritrócito humano. Uma estimativa da concentração micelar crítica destes detergentes foi feita pela técnica de Ressonância Paramagnética eletrônica; a quantidade de proteína e colesterol solubilizados foi determinada, bem como a atividade hemolíticas destes detergentes, levando a determinação da razão molar para início (Resat) e 100% de lise (Resol), permitindo a determinação da constante de ligação (Kb) dos ASB em membranas. A maior afinidade pela membrana foi apresentada pelo ASB-16 (Kb = 15610 M-1) em relação ao ASB-14 (Kb = 7050 M-1). Os valores de Resat (0,22 and 0,08 detergente/lipídio de membrane para os ASB-14 e 16, respectivamente) revelam que estes detergentes, além de serem bons solubilizadores de proteínas de membrana - sendo usados para aumentar a resolução de géis de eletroforese bidimensional, são fortes agentes hemolíticos. Nós propomos que as propriedades físico-químicas dos detergentes ASB determinem sua capacidade lítica e explicam a maior solubilização de proteínas de membrana, descrita na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)