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O evangelho do comércio universal: o desempenho de Tavares Bastos na Liga Progressista e no Partido Liberal (1861-1872)

Processo: 10/09119-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Eide Sandra Azevêdo Abrêu
Beneficiário:Eide Sandra Azevêdo Abrêu
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do Brasil Império  Liberalismo  Navegação  Cabotagem  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aureliano Candido Tavares | Bastos | Brasil - História - Império | Liberalismo - Brasil - Séc | Navegação - Amazônia | Navegação de cabotagem - Brasil - Séc | Xix | 1822-1889 | 1839-1875 | História do Brasil Império

Resumo

O livro trata do percurso político de Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1875) durante um período - a década de 1860 e o começo da década de 1870 - em que ocorreram mudanças significativas na política do Império, com a formação da Liga Progressista e a constituição de um "novo" Partido Liberal. Com base especialmente no estudo dos debates da Câmara dos Deputados no período e dos documentos existentes no arquivo pessoal do deputado, o trabalho demonstra que diferenças existentes entre as obras Os males do presente e as esperanças do futuro, Cartas do solitário e A província se explicam pelo fato de terem sido escritas em momentos diversos da trajetória política do autor. Inicialmente aliado aos conservadores "moderados", Tavares Bastos participou com eles da tentativa de aliança com os liberais na Liga e, mais tarde, revelou concepções que indicavam no sentido de uma melhor consolidação desta aliança, no "novo" Partido Liberal. As fontes mencionadas indicam também a luta de Bastos e seu grupo contra o monopólio estabelecido em importantes atividades econômicas. E ainda explicitam o seu vínculo com negociantes brasileiros e norte-americanos interessados na subvenção governamental à navegação de cabotagem e à imigração de norte-americanos para o Brasil. (AU)

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