Busca avançada
Ano de início
Entree

Marine sponge depsipeptide increases gap junction length in HTC cells transfected with Cx43-GFP. (Depsipeptideo de esponja marinha aumenta o tamanho de junções comunicantes em celulas HTC transfectadas com Cx43-GFP.

Processo: 10/09328-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Glaucia Maria Machado Santelli
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas de fluorescência verde  Carcinoma hepatocelular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gap junction | Geodiamolides | Gfp | hepatocarcinoma | marine sponge | biologia da celula tumoral

Resumo

As conexinas são proteinas de membrana que formam as junçoes comunicantes entre celulas adjacentes. Conexina 43 (Cx43), membro mais amplamente expresso da familia de conexinas, tem um rápido turnover e sua degradação envolve tanto a via lisossomal com a do proteassoma-ubiquitina. O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos de geodiamolideos, peptideos naturais de esponjas marinhas que estão associados a ruptura dos microfilamentos de actina, sobre a montagem e degradação das connexinas na membrana plasmatica. A linhagem celular de hepatocarcinoma (HTC) expressando Cx43-GFP foi submetida a tratamento com 200nM de geodiamolideos A, B, H e I por 2 e 4 horas. A distribuição dos microfilamentos e a presença de placas de junções comunicantes foram analisadas por microscopia confocal de varredura a laser. Entre os 4 peptideos testados, somente o geodiamolideo H aumentou estatisticamente o tamanho das placas de junçoes comunicantes. Geodiamolideo A tambem mostrou atividade sobre o tamnho das placas,mas seu efeitofoi menos pronunciado. Tratamento com geodiamolideo H poderia interferir com a entrega de conexinas para as estruturas de degradação, como as vias proteasomicas, mantendo a montagem e acumulo de junçoes na membrana. Experimentos com celulas tratadas com geodiamolideo H, usando o antibiotico brefeldina A (BFA), foram realizados separar os eventos que levam a montagem da junçao comunicantes daqueles relacionados a remoçao destas junçoes, uma vez que BFA bloqueia o trafego dentro do compartimento ER/Golgi. As placas de junçoes comunicantesforam drasticamente reduzidas apos tratamento com BFA/geodiamolide H, indicando que Geodiamolideo H afeta principalmente a via de entrega d a proteina Cx43. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)