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O trabalho e a sua ausência: narrativas juvenis no município de São Paulo

Processo: 10/52234-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marilia Pontes Sposito
Beneficiário:Marilia Pontes Sposito
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas  Trabalho  Desemprego  População de baixa renda  Jovens  Socialização  Sociedade moderna  São Paulo  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desemprego | Educacao | Juventude | Politicas Publicas | Sao Paulo | Trabalho

Resumo

A publicação tem por objetivo analisar as maneiras como jovens homens e mulheres que participaram de um programa público no município de São Paulo (programa bolsa trabalho) vivem e significam a experiência de trabalho e da falta de trabalho, na qual se inclui a categoria do desemprego. Secundariamente, também se buscou investigar o lugar e os sentidos que o programa teve nos percursos escolares e profissionais desses jovens. O livro insere-se no campo dos estudos da juventude, em suas inter-relações com o mundo do trabalho, da família e da escola, considerando as mutações destas mesmas instituições, centrais na construção da condição juvenil na sociedade moderna e no processo de socialização dos indivíduos. Do ponto de vista teórico, parte das análises das categorias juventude e desemprego e se utiliza da noção de configuração de Norbert Elias, além dos conceitos de suporte de Danilo Martuccelli e de indivíduo de François Dubet para análise das entrevistas. Utiliza-se da metodologia qualitativa baseada em 38 entrevistas abertas e em profundidade, realizadas com 38 jovens entre 19 e 23 anos, 10 familiares e 7 gestores do programa em questão. Partindo-se das narrativas juvenis evidencia-se a diversidade de percursos e significados que jovens de baixa renda atribuem ao trabalho e à falta de trabalho, sempre na inter-relação com as esferas da escola e da família. (AU)

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