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Desenvolvimento de programa de educação ambiental na Represa do Lobo (BROA) e seu entorno (Brotas, Itirapina-SP) visando o turismo regional sustentado

Processo: 00/11789-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Matheus
Beneficiário:Carlos Eduardo Matheus
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):01/14493-1 - Desenvolvimento do Programa Educação Ambiental na Represa do Lobo (Broa) e seu entorno (Brotas, Itapina-SP) visando o turismo regional sustentado, BP.TT
Assunto(s):Educação ambiental  Ecoturismo  Turismo sustentável  Monitoramento ambiental  Represas  Brotas (SP)  Itirapina (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia | Ecoturismo | Educacao Ambiental | Monitoramento Ambiental | Turismo Sustentado

Resumo

Na região central do Estado de São Paulo, a represa do Lobo (Broa) exerceu a função histórica de produção de energia elétrica e, atualmente, é utilizada como local de pesquisa e recreação. Entretanto, ao que tudo indica, a atividade recreacionista ali desenvolvida já está dando sinais de massificação, claramente desrespeitando a capacidade de carga dos ecossistemas locais, principalmente em determinadas épocas do ano, como em finais de semana e nas férias escolares. Apesar de muitos conhecimentos gerados por diversos pesquisadores de universidades e outras instituições da região, quase nada foi feito em termos de conscientização para os problemas ambientais gerados pelo turismo sem controle. Baseado neste contexto, o presente projeto tem como proposta o desenvolvimento de amplo programa articulado de Educação Ambiental, com o envolvimento da comunidade do entorno da Represa do Lobo e turistas ocasionais, com a finalidade última de contribuir para a sustentabilidade do turismo regional. (AU)

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