Busca avançada
Ano de início
Entree

Geologia do planalto carbonático da Serra do André Lopes (SP)

Processo: 11/10822-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:William Sallun Filho
Beneficiário:William Sallun Filho
Instituição Sede: Instituto Geológico. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ivo Karmann
Assunto(s):Cavernas  Rochas sedimentares  Carste  Serra do André Lopes (SP)  Vale do Ribeira (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbonato | Carste | Caverna | Caverna do Diabo | Serra do André Lopes | Vale do Ribeira | Geologia de Terrenos Cársticos

Resumo

Importantes áreas cársticas com grandes concentrações de cavernas ocorrem no sul do Estado de São Paulo associadas a rochas carbonáticas proterozóicas, destacando a região dos vales do Ribeira e Paranapanema. Estes terrenos vêm continuamente sendo denudados por processos de dissolução por águas superficiais e subterrâneas, resultando em feições de relevo típicas e cavernas. No cenário geral do território brasileiro as rochas carbonáticas dos Grupos Açunguí e Itaiacoca, ocupam uma posição de destaque por sustentarem feições cársticas únicas e depósitos sedimentares associados. Apesar do grande volume de pesquisas já realizadas no Vale do Ribeira a área do planalto carbonático da Serra do André Lopes, entre os municípios de Eldorado e Barra do Turvo, ainda não foi estudado do ponto de vista geológico, geomorfológico e geoespeleológico. A Serra do André Lopes está situada no denominado "Mosaico de Jacupiranga", que abrange APAs e parques subdivididos em 2008 a partir do antigo Parque Estadual de Jacupiranga. Dentre estes, o Parque Estadual da Caverna do Diabo, abriga a principal caverna da região, umas das maiores do estado e uma das cavernas mais visitadas por turistas no Brasil. O Mármore da Tapagem, que compõe a SAL, difere geologicamente dos outros corpos carbonáticos do Subgrupo Lageado, a oeste. É composto essencialmente por dolomitos, que se assemelham as unidades Itaiacoca a oeste ou Capiru no Paraná. Geomorfologicamente constitui um planalto carbonático, diferentemente das áreas rebaixadas do Subgrupo Lageado e do Grupo Itaiacoca, possivelmente influenciada pela tectônica recente na sua configuração atual. Pretende-se com este projeto obter apoio para o estudo das rochas carbonáticas e do carste da Serra do André Lopes, buscando uma melhor compreensão da sua geologia, geomorfologia e geoespeleologia. Para isto serão realizados trabalhos de campo e laboratório com elaboração de mapa geomorfológico com base em ambiente SIG, detalhamento geológico, descrição do relevo cárstico e cavernas e evolução destas importante faixa carbonática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALLUN FILHO, WILLIAM; CORDEIRO, BRUNA MEDEIROS; KARMANN, IVO. Structural and hydrological controls on the development of a river cave in marble (Tapagem Cave, SE Brazil). INTERNATIONAL JOURNAL OF SPELEOLOGY, v. 44, n. 1, p. 75-90, . (11/10822-2)