Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao da expressao cutanea dos receptores toll-like (tlr), dc-sign e dectin-2 entre os doentes portadores de dermatofitoses extensas

Processo: 11/51001-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Ricardo Criado
Beneficiário:Paulo Ricardo Criado
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptor 4 toll-like  Receptor 2 toll-like 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dc-Sign | Dectin 2 | Dermatofitoses | Tlr2 | Tlr4 | Trubrum

Resumo

As micoses superficiais são comuns em países tropicais. O comportamento do hospedeiro frente às infecções pelos dermatófitos dependerá de fatores relacionados ao fungo e ao hospedeiro. As infecções por dermatófitos induzem resposta imune específica com componentes humoral e celular. A resposta eficaz decorre de reação celular de hipersensibilidade tardia, com atividade de citosinas Th1. Infecções crônicas ou recorrentes pelo Trichophyton rubrum ocorrem por presença de hipersensibilidade imediata ao fungo e resposta de hipersensibilidade tardia especifica deficiente. A presença de receptores de padrão de reconhecimento (PRR) do tipo Dectin-2 e DC-SIGN, em células dendríticas e receptores Toll-like (TLR), em queratinócitos e células dendríticas são determinantes para uma resposta eficaz. Especula-se que as mannanas derivadas dos dermatófitos podem bloquear a apresentação antigênica e ativação das células T através de ligação com o DC-SIGN, favorecendo assim o desenvolvimento de infecções disseminadas ou invasivas pelos dermatófitos. A natureza do antígeno ofensor e o TLR ao qual ele se liga determinam a polaridade da resposta imune adquirida.O objetivo do estudo será avaliar a expressão dos receptores Toll-like nos queratinócitos e células de Langerhans , além dos receptores DC-SIGN e Dectin-2 nas células de Langerhans, nos doentes acometidos por dermatófitoses extensas causadas pelo T. rubrum. Serão estudados 20 doentes do ambulatório de Dermatologia do HC-FMUSP, com dermatofitose extensa causada pelo T. rubrum. A confirmação da diferença de expressão de TLR nos doentes portadores de dermatófitoses extensas poder-se-ia teorizar que o T. rubrum apresenta capacidade de suprimir a expressão de receptores Toll-like necessários à estimulação de uma resposta celular do tipo Th1, adequada do hospedeiro. Haveria, então, a possibilidade de uma nova abordagem no tratamento das tinhas extensas e crônicas pelo T. rubrum, com agentes imunomoduladores.à semelhança ao estímulo dos TLRs que ocorre com o uso de drogas como o imiquimod e o resiquimod tópicos em dermatoviroses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, CRISTIANE BEATRIZ; VASCONCELLOS, CIDIA; SAKAI-VALENTE, NEUSA Y.; SOTTO, MIRIAN NACAGAMI; LUIZ, FERNANDA GUEDES; BELDA JUNIOR, WALTER; TEIXEIRA DE SOUSA, MARIA DA GLORIA; BENARD, GIL; CRIADO, PAULO RICARDO. Expressão de receptores do tipo Toll 2 e 4 nos queratinócitos de pacientes com dermatofitose localizada e disseminada. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 57, n. 1, p. 57-61, . (11/51001-1, 10/19369-6)