Busca avançada
Ano de início
Entree

Morcegos como reservatórios de Leishmania spp. em área endêmica para leishmaniose visceral

Processo: 11/19087-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Caris Maroni Nunes
Beneficiário:Caris Maroni Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luzia Helena Queiroz ; Wagner André Pedro
Assunto(s):Zoonoses  Leishmaniose  Epidemiologia veterinária  Morcegos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Leishmaniose | Morcegos | reservatórios | Zoonoses | parasitologia

Resumo

A leishmaniose visceral é uma doença em franca expansão no Brasil, com novas regiões endêmicas, cujos fatores predisponentes incluem migrações e modificações ambientais que favorecem a presença do vetor. Com o desmatamento de florestas, o movimento migratório de morcegos para regiões urbanas e peri-urbanas tem sido crescente, em busca de abrigo e alimento das cidades. Esses mamíferos voadores são importantes agentes polinizadores e fundamentais para o equilíbrio ambiental, porém também transmitem enfermidades para homens e animais por este contato mais próximo, tornando-se uma importante questão em termos de saúde pública. Até o momento, os quirópteros não têm sido considerados reservatórios na leishmaniose, apesar de já existirem relatos da presença do protozoário Leishmania nesta espécie. Assim sendo o presente trabalho tem como objetivo avaliar a presença de DNA de Leishmania em morcegos de região endêmica (Noroeste do Estado de São Paulo) buscando-se entender a relevância dos mesmos na manutenção desta zoonose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, FERNANDA MUELLER; CAMARGO COSTA, LUIS HENRIQUE; DE BARROS, THAINA LANDIM; RAUSCHKOLB KATSUDA ITO, PIER KENJI; COLOMBO, FABIO ANTONIO; DE CARVALHO, CRISTIANO; PEDRO, WAGNER ANDRE; QUEIROZ, LUZIA HELENA; NUNES, CARIS MARONI. First detection of Leishmania spp. DNA in Brazilian bats captured strictly in urban areas. Acta Tropica, v. 150, p. 176-181, . (11/19087-3)