Busca avançada
Ano de início
Entree

TDEM survey in urban environmental for hydrogeological study at USP campus in São Paulo city, Brazil.

Processo: 11/19769-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Jorge Luís Porsani
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brazil | Hydrogeology | Iag | São Paulo city | São Paulo Sedimentary Basin | TDEM-Time Domain Electromagnetic | USP test site | Métodos Eletromagnéticos-TDEM

Resumo

Neste trabalho são apresentados alguns resultados de sondagens TDEM (Eletromagnético Domínio do Tempo) obtidos no campus da USP (Universidade de São Paulo) localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram adquiridos com foco em dois objetivos principais: (i) mapear a estratigrafia geoelétrica da bacia sedimentar de São Paulo, com ênfase em estudos hidrogeológicos sobre aqüíferos sedimentares e cristalinos, e (ii) analisar a viabilidade do uso do método TDEM em ambiente urbano. A área de estudo está localizada na borda da bacia de São Paulo, caracterizada pelas formações Resende e São Paulo, que são constituídas por sedimentos areno-argilosos sobrepostos ao embasamento granito-gnáissico. Dois equipamentos foram usados para adquirir os dados: Protem47 (baixa potência), e Protem57-MK2 (alta potência). Ruídos capacitivos afetaram os dados obtidos com Protem47 devido à presença de tubos metálicos enterrados no Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas). Por outro lado, o ruído capacitivo não afetou os dados adquiridos com Protem57-MK2, e os dados apresentam alta razão sinal-ruído. As pesquisas ajudaram a determinar os aqüíferos sedimentar e cristalino, este último caracterizado por uma zona de fratura com água dentro do embasamento da bacia (zona condutora). Os resultados mostram boa concordância com geologia local obtido a partir de informações litológicas de poços localizados nas áreas de estudos. Além disso, ele mostrou que o método TDEM pode ser usado em ambientes urbanos de elevado ruído eletromagnético com potencial para estudos hidrogeológicos, oferecendo grande confiabilidade. Os estudos mostraram que a principal limitação do uso do método TDEM no campus da USP em São Paulo foi a falta de espaço para a abertura do arranjo do loop transmissor. Os resultados são muito promissores e abrem novas perspectivas para uso do método TDEM em ambientes urbanos, sendo esta uma área ainda inexplorada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORSANI, JORGE LUIS; BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; ALMEIDA, EMERSON RODRIGO; SANTOS SOBRINHO, ESTHER NOVAIS; DOS SANTOS, THIAGO GOMES. TDEM survey in urban environmental for hydrogeological study at USP campus in Sao Paulo city, Brazil. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 76, p. 102-108, . (09/08466-3, 11/19769-7, 02/07509-1)