Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias acadêmicas: um estudo comparativo sobre as estratégias de transformação da ordem

Processo: 00/13663-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Maria da Graça Jacintho Setton
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional  Análise de trajetórias  Estudantes universitários  Socialização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudante Universitario | Socializacao | Trajetoria Academica

Resumo

A pesquisa visa proceder a uma comparação de trajetórias acadêmicas e sociais entre segmentos universitários do Brasil e da França. A análise dos condicionamentos socioculturais do estudantado francês e brasileiro permitiu observar, que existe uma classificação velada e uma correspondência entre as diferenças de recursos dos alunos e a procura por determinados cursos e carreiras. Ou seja, alunos pertencentes aos estratos favorecidos da sociedade tendem, em maior número, escolher cursos com maiores oportunidades de rendimento e status econômico. Esta pesquisa pretende fazer um estudo sistemático da trajetória acadêmica de um grupo de estudantes que embora pertencentes a segmentos com baixo volume de capital econômico e cultural estão freqüentando cursos seletos dentro do mercado universitário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)