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São Paulo School of Advanced Science on e-Science for Bioenergy Research (SPSAS e-SciBioenergy) | Campinas - SP

Processo: 11/51573-5
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica - Escola São Paulo de Ciência Avançada
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Roberto Marcondes Cesar Junior
Beneficiário:Roberto Marcondes Cesar Junior
Instituição Sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mineração de dados  Reconhecimento de padrões  Visualização  Bioenergia  Bioetanol 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioenergia | Bioetanol | Escience | Mineracao De Dados | Reconhecimento De Padroes | Visualizacao

Resumo

A pesquisa em bioenergia envolve avanços em diferentes disciplinas como biologia, química, engenharia, dentre outras. Uma característica comum dentre as diferentes linhas envolvidas reside na capacidade dos diferentes sensores disponíveis em gerar um dilúvio de dados, tornando impossível sua análise manual pelos cientistas. A área de eScience representa uma resposta em que a ciência da computação encontra os cientistas de vários domínios para prover ferramentas para captura, transmissão, armazenamento, compartilhamento, análise e visualização de grandes volumes de dados. As pesquisas nessa área procuram desenvolver técnicas que permitam extrair conhecimento de dados, de maneira a avançar estado-da-arte nos diferentes domínios. A presente proposta representa uma iniciativa para criar uma escola pioneira da área, trazendo especialistas e estudantes para discutir técnicas de eScience que possam ser úteis no trabalho de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a área de bioenergia. Dada a importância estratégica desse tema para o estado de São Paulo e para o Brasil, trata-se de uma oportunidade de chamar a atenção para a área, atrair talentos ao estado e disseminar a pesquisa em desenvolvimento no país e no mundo. Além disso, acreditamos que a escola também possui um ótimo potencial para a criação de novas colaborações entre os participantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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