Busca avançada
Ano de início
Entree

Emoção expressa e recaídas psiquiátricas em pacientes com esquizofrenia

Processo: 11/20811-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
Beneficiário:Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Esquizofrenia 

Resumo

Os principais estudos sobre o ambiente familiar de pacientes com esquizofrenia são aqueles relacionados ao conceito de Emoção Expressa (EE), que trata da qualidade de interação social entre os membros da família. A EE é considerada um bom preditor para recaídas em esquizofrenia. O objetivo deste estudo será avaliar a validade de critério preditiva do Questionário Familiar Versão Português (FQ-VP) em uma amostra de familiares de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia em relação a recaídas psiquiátricas. O FQ-VP é um instrumento breve de fácil adaptação utilizado para avaliar a emoção expressa de familiares de pacientes com esquizofrenia, adaptado e validado para o contexto brasileiro em 2010. Para o desenvolvimento do estudo serão selecionados familiares e pacientes com diagnóstico de esquizofrenia com quadro estabilizado em seguimento em dois serviços secundários de saúde mental do interior do Estado de São Paulo. Os dados serão coletados mediante entrevista com os participantes, preenchimento de três instrumentos e análise de prontuário referente a recaídas psiquiátricas no período de 9 e 18 meses após a entrevista. Os dados obtidos serão digitados e processados eletronicamente. O instrumento terá validade para predizer recaídas quando os escores obtidos pelos familiares indicarem elevada EE e os pacientes apresentarem recaídas psiquiátricas no período de 9 e 18 meses. Espera-se que a associação entre EE e recaídas psiquiátricas possa fornecer subsídios para evidenciar que o ambiente familiar relacionado ao curso da esquizofrenia tem repercussões significativas no planejamento de intervenções familiares para esquizofrenia com vistas à atenção integral em saúde mental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIDORIZZI ZANETTI, ANA CAROLINA; GIACCHERO VEDANA, KELLY GRAZIANI; MATIAS PEREIRA, CAMILA CORREA; DE AZEVEDO MARQUES, JOAO MAZZONCINI; SANTANA DA SILVA, AMANDA HELOISA; MARTIN, ISABELA DOS SANTOS; SPADOTI DANTAS, ROSANA APARECIDA; DE SOUZA, JACQUELINE; FRARI GALERA, SUELI APARECIDA; DA SILVA GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA. Expressed emotion and socio-demographic and clinical factors in families of Brazilian patients with schizophrenia. INTERNATIONAL JOURNAL OF SOCIAL PSYCHIATRY, v. 65, n. 1, p. 56-63, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.