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Educação infantil e seus efeitos de curto e médio prazos: levantamento e análise de dados longitudinais (SP)

Processo: 11/13169-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Elaine Toldo Pazello
Beneficiário:Elaine Toldo Pazello
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cristine Campos de Xavier Pinto ; Daniel Domingues dos Santos ; Fabiana de Felicio
Assunto(s):Economia da educação  Educação infantil  Desenvolvimento cognitivo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dados longitudinais | habilidades cognitivas | Habilidades Não-Cognitivas | Primeira Infância | Economia da Educação

Resumo

Apesar da sólida evidência de que a promoção do desenvolvimento infantil é fundamental para que um indivíduo aproveite plenamente as oportunidades permitidas por seu potencial, os resultados são ambíguos quanto ao sucesso da educação infantil como meio para atingir este objetivo. No Brasil, há ainda pouca produção científica direcionada à compreensão do papel do ensino infantil no desenvolvimento humano, e grande parte dos trabalhos existentes sofre com a inadequação dos dados disponíveis às perguntas propostas, deixando-os vulneráveis a críticas de que os impactos estimados estão possivelmente contaminados por eventuais fatores não observáveis relacionados á variáveis cujos impactos se deseja medir. Apenas quando os impactos forem corretamente medidos e sobre todas as dimensões do desenvolvimento humano, será possível estabelecer realisticamente qual a taxa de retorno para a sociedade do investimento realizado no acúmulo de capital humano através dos recursos aplicados no ensino infantil. O objetivo deste projeto é coletar uma base de dados longitudinal que contenha não só informações sobre a proficiência dos alunos em anos subsequentes a educação infantil, mas também sobre o desenvolvimento não-cognitivo neste período. Além disso, esta base de dados teria informação não só de quando o aluno entrou na escola, mas em que escola e com qual professor, o aluno cursou cada ano da educação infantil. Os dados longitudinais seriam obtidos a partir de um "follow-up" da pesquisa de campo realizado em Sertãozinho por Felício et al em 2007. Com estes dados, pretende-se produzir artigos que respondam com maior clareza sobre a pergunta de qual o impacto da educação infantil sobre o desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo dos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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