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As vicissitudes da clínica psicanalítica com crianças no século XXI: delimitação de parâmetros técnicos

Processo: 11/20420-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jorge Luís Ferreira Abrão
Beneficiário:Jorge Luís Ferreira Abrão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História da psicologia  Psicanálise  Psicanálise da criança 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | criança | História | Psicanálise | Técnica | História da psicanálise

Resumo

Desde o surgimento da psicanálise de crianças no início da década de 1920, por intermédio dos trabalhos pioneiros de Melanie Klein e Anna Freud, muitas transformações ocorreram na técnica da análise infantil. Entre os fatores que contribuíram para ampliação e modificação de parâmetros técnicos para análise de crianças destacam-se: as mudanças sociais e o próprio desenvolvimento da psicanálise. Durante o século XX ocorreram muitas transformações nas relações sociais, cujos reflexos reverberaram na concepção de infância vigente na sociedade, ou na forma de educação das crianças. Por outro lado, a ampliação dos quadros clínicos abordados pela psicanálise bem como a difusão do conhecimento psicanalítico para outros países com contextos culturais diversos, levaram a modificações na prática clínica com crianças. Evidenciamos que todas estas transformações tiveram reflexo na clínica psicanalítica com crianças desenvolvida no Brasil na atualidade, tanto nas formas de manifestação do sofrimento psíquico, quanto no manejo técnico empregado para abordar os pacientes. No entanto estas especificidades técnicas encontram-se pouco registradas e sistematizadas. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as especificidades técnicas da clínica psicanalítica com crianças no século XXI a partir da experiência de profissionais vinculados as Sociedades de Psicanálise existentes no Brasil. Para darmos exequibilidade a este objetivo realizaremos uma pesquisa qualitativa de natureza histórica relativa à teoria da técnica, de forma a estabelecer parâmetros que subsidiem a clínica psicanalítica com crianças na atualidade. Partindo de uma abordagem histórica contextual que busca estabelecer as relações entre os acontecimentos que marcaram o desenvolvimento da psicanálise com o contexto social e cultural na qual está inserida, entrevistaremos psicanalistas vinculados as Sociedades de Psicanálise filiadas a IPA existentes no Brasil, que tenham solida experiência clínica em psicanálise crianças, superior a dez anos, e que participem da formação de outros profissionais. A partir das entrevistas identificaremos as origens da psicanálise de crianças no Brasil, as formas de manifestação do sofrimento psíquico na infância na atualidade, as transformações ocorridas na técnica e as vicissitudes da técnica psicanalítica empregada com crianças nos dias atuais. (AU)

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