Busca avançada
Ano de início
Entree

Manipulação farmacológica do ciclo estral em vacas Nelore: I - Efeito de doses de PGF2± sobre a luteólise nos dias 5 e 7 do ciclo estral. II - Efeito da substituição do GnRH pelo BE nos protocolos de 5 dias de implante de P4 no tempo de aparecimento e distribuição

Processo: 12/01345-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Alexandre Vaz Pires
Beneficiário:Alexandre Vaz Pires
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Roberto Sartori Filho
Assunto(s):Bovinocultura de corte  Reprodução animal  Gado Nelore  Luteólise  Progesterona 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Iatf | Luteolise | Nelore | progesterona | Reprodução de Bovinos

Resumo

A IATF é uma ferramenta que possibilita a IA em grande escala de produção em bovinos de corte. Por isso, a fisiologia dos processos executados em protocolos de sincronização, vem sendo alvo de inúmeros estudos na tentativa de melhorar os índices reprodutivos dessa técnica. O aumento do proestro, por meio da retirada das fontes de Progesterona (P4) com 5 dias após a sincronização do desenvolvimento folicular, pode aumentar o tempo de atuação das gonadotrofinas na fisiologia da maturação folicular, ovulação e posterior produção de P4, viabilizando assim uma maior taxa de concepção. No entanto, a retirada da fonte de P4 com 5 dias no protocolo de IATF implica em luteólise de um CL que pode estar no início da fase lútea e não existe um consenso de qual seria a melhor dosagem de aplicação de PGF2± nesse protocolo. No Brasil é largamente utilizado o BE em substituição ao GnRH nos protocolos de IATF, principalmente por causa de custos. No entanto, a literatura é escassa na substituição do GnRH por BE no protocolo que utiliza por 5 dias a fonte de P4. Objetivo do experimento I é avaliar a luteólise de três aplicações de PGF2± (A - 12,5 mg de Dinoprost, (meia dose); B - 25mg de Dinoprost, (dose normal); C - 50mg de Dinoprost, (dose dupla)) nos dias 5 e 7 do ciclo estral e determinar sua aplicabilidade em protocolos de 5 dias de P4. O objetivo do experimento II é avaliar a substituição das aplicações do GnRH por BE no protocolos de 5 dias de P4. Já no experimento III, pretende-se realizar a analise dos resultados do experimento II, principalmente no que diz respeito à taxa de distribuição do estro, pois este dado será utilizado para determinar o momento correto para realização da IATF nos protocolos de 5 dias utilizados no experimento III. Para isso, pretende-se comparar o aparecimento e a freqüência de estro nos protocolos, a taxa de ovulação e gestação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ JUNIOR, MARCOS VINICIUS C.; PIRES, ALEXANDRE V.; BIEHL, MARCOS VINICIUS; SANTOS, MARCELO HENRIQUE; POLIZEL, DANIEL M.; NEPOMUCENO, DELCI D.; SARTORI, ROBERTO; BARRETO FILHO, JOAO BOSCO; GONCALVES, JOSE RENATO S.; DAY, MICHAEL L.. Luteolysis in Bos indicus cows on Days 5 and 7 of estrous cycle with varying doses of PGF(2 alpha). Theriogenology, v. 86, n. 5, p. 1268-1274, . (12/01345-9)
FERRAZ JUNIOR, MARCOS V. C.; PIRES, ALEXANDRE V.; BIEHL, MARCOS V.; SANTOS, MARCELO H.; BARROSO, JOSE P. R.; GONCALVES, JOSE R. S.; SARTORI, ROBERTO; DAY, MICHAEL L.. Comparison of two timed artificial insemination system schemes to synchronize estrus and ovulation in Nellore cattle. Theriogenology, v. 86, n. 8, p. 1939-1943, . (12/01345-9)